Ensino Superior a Distância: Como melhorar a experiência online de seus alunos?

A velocidade de produção de conteúdo e compartilhamento de conhecimento ganhou proporções nunca antes vistas na existência da raça humana. Com o avanço da tecnologia, o jeito de ensinar precisou ser remodelado e, com isso, o quadro negro em frente a uma sala com cadeiras em forma de fileiras ficou no passado. 

Diante desse cenário, o Ensino Superior a Distância no Brasil vem ganhando força nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, o número de novas matrículas no EAD ultrapassou o presencial no Brasil: foram 1,66 milhão de matrículas no EAD, contra 1,48 milhão da modalidade presencial.

O domínio do Ensino Superior a Distância já estava no radar, sendo previsto anteriormente para 2023. Mas com a atual situação de pandemia, o que se apresenta como cenário de agora em diante é a hibridização da experiência do aluno: como parte das aulas na universidade, e outra no ensino superior a distância. E como melhorar a experiência online dos seus alunos? Você descobre tudo neste artigo.

A diferença entre Ensino Remoto (Aulas Remotas) e o EAD (Ensino a distância)

Antes de introduzir o tema é importante esclarecer a diferença entre EAD e Ensino Remoto. 

A principal característica da educação remota é que o modelo presencial é virtualizado: o ensino acontece – ou é disponibilizado – nos dias e horários em que aconteceriam as aulas presenciais. Aqui, a instituição de ensino não dispõe de um ambiente virtual adequado para a aprendizagem. Exemplos de ferramentas para ensino remoto são Google Meet, Microsoft Teams, Zoom.

 Já o EAD tem como principal ponto a flexibilidade: a maioria das aulas são gravadas, o que possibilita alunos, professores e tutores adequarem as atividades para o melhor horário de cada um. Neste caso, as intuições de ensino costumam investir em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA ou LMS), estruturando atividades do curso por meio de vários recursos. 

EAD no Ensino Superior: tecnologias educacionais para alunos do século XXI

Existem diversas maneiras de aprimorar a utilização de sistemas de EAD para melhorar a experiência digital dos alunos.

São muitas as ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas em cursos de ensino superior a distância. Seguem algumas dicas:

AVA: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Uma plataforma AVA simula uma sala de aula real no meio digital. Este recurso oferece um aprendizado que enriquece muito o Ensino a Distância (EAD), uma vez que disponibiliza um ambiente totalmente inovador e interessante para que o aluno tenha acesso a matérias e disciplinas, conforme o seu avanço nas aulas virtuais.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem também aumenta a interação entre professor e aluno, no momento em que são permitidas trocas e discussões acerca de um conteúdo que não foi muito bem compreendido pelo aluno. Sendo assim, o principal objetivo do AVA é acompanhar progressivamente a jornada do aluno perante o curso, de acordo com as metas cumpridas e estabelecidas.

Existem plataformas gratuitas e pagas que cumprem com essa funcionalidade. No entanto, os AVAs gratuitos podem não ter todas as funcionalidades que tornem possível proporcionar a melhor experiência aos alunos interessados no EAD, principalmente no que diz respeito à personalização do ambiente e outros exemplos tais como:

  • Plataforma do aluno com catálogo de disciplinas, cursos e aulas
  • Trilhas personalizadas (roteiros de aprendizagem), 
  • Player de conteúdo multimídia (video, podcast, pdf, slide, SCORM, quiz)
  • Biblioteca digital
  • Mural da turma
  • Rede social de aprendizagem

Sistemas de provas e gestão acadêmica

Assim como em um curso presencial, as provas têm valor essencial para o andamento do curso. Mas esse tipo de avaliação não é único no EAD. No ensino a distância, por exemplo, são levados em consideração também a participação em fóruns de discussões, estudos de caso, trabalhos, comentários sobre os textos disponibilizados, pesquisas de campo, etc. 

Em um Ambiente Virtual de Aprendizagem é possível, também, criar tarefas de casa nos formatos de quiz, entregáveis, questões dissertativas ou de múltipla escolha. 

  • Atividades online, exercícios e simulados
  • Provas online, notas e boletim
  • Correção automática de provas múltipla-escolha
  • Sistema de devolutiva de tarefas e provas dissertativas

Ferramenta de autoria e personalização do ensino

Planejadas para tornar o conteúdo do EAD mais personalizado, com o objetivo de reter a atenção do aluno pelo tempo suficiente para assimilação do conteúdo, com as ferramentas de autoria de conteúdo é possível criar aulas e organizar uma sequência de conteúdos ou atividades online.

Neste caso, o professor pode criar os próprios conteúdos, aulas online e trilhas de aprendizagem. Neste último, a ideia é que o aluno acesse o catálogo de trilhas e disciplinas, organizados em uma sequência didática, com o objetivo de personalizar o ensino e melhorar a experiência educacional dos seus alunos. 

  • Criador de aulas e cursos online
  • Ferramenta de autoria e criação de conteúdo
  • Biblioteca de objetos digitais na nuvem
  • Criação de trilhas personalizadas
  • Gestão de turmas

Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS)

LMS é a abreviação para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem. Em resumo, é um sistema de ensino desenvolvido com o objetivo de promover a educação no EAD. Com a plataforma, é possível criar, gerenciar e oferecer aulas virtuais, podendo, também, em alguns casos fazer a gestão de cursos presenciais.

Sendo assim, um LMS oferece para a instituição de ensino:

  • Relatórios de desempenho
  • Gestão de alunos e professores
  • Personalização da plataforma
  • Customizar certificado automático
  • Permissionamento de conteúdo por perfil 
  • Gestão de unidades / polos EAD

Ensino a Distância no Ensino Superior: um resumo de tudo

Para garantir a melhor experiência a seus alunos, uma plataforma EAD deve oferecer:

  • Ferramenta de autoria e personalização do ensino
  • Sistema de provas e gestão acadêmica
  • Ambiente de ensino personalizado
  • Sistema de gestão da Aprendizagem (LMS)

Um exemplo de plataforma para o Ensino Superior a Distância que atende a todas essas especificações é o Toolzz. O suíte de soluções educacionais que contempla AVA, LMS e APPs educacionais e oferece experiências inovadoras dentro da sala por meio de diversos recursos, como gamificação, vídeo, podcasts, sala de aula ao vivo, microlearning e muito mais, promovendo a otimização do processo de ensino-aprendizagem para uma educação efetiva e transformadora. 

Além disso, o diferencial do Toolzz é o tempo de entrega do sistema: em 24h sua universidade online está criada, em uma plataforma 100% em nuvem e SaaS, que não exige instalação e manutenção. Ao contratar o serviço, a universidade apenas paga um valor proporcional ao número de usuários ativos na plataforma (pay as you go). Clique aqui e tenha uma plataforma online de aprendizagem personalizada, com a marca da sua universidade! 

Notícia publicada pelo portal ABMES, no dia 22 de outubro de 2020, no endereço eletrônico https://blog.abmes.org.br/ensino-superior-a-distancia-como-melhorar-a-experiencia-online-de-seus-alunos/

Deixe uma resposta