Edux21

Template_2024-03

Equipes técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizam verificações dos dados declarados ao Censo da Educação Superior 2019 em 11 instituições de educação superior. Em razão da pandemia de COVID-19, as verificações são realizadas por meio de videoconferência. A ação ocorre desde o dia 15 de julho e termina nesta quinta-feira, 23.

Para a escolha das instituições verificadas, o Inep adotou como critérios a presença de pelo menos cinco cursos de graduação nas instituições de todas as regiões do Brasil e um indicador calculado a partir de dados declarados ao Censo Superior 2019.

Cada verificação foi realizada por cerca de quatro técnicos da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, que trocaram experiências com as instituições de educação superior sobre questões relacionadas ao preenchimento do censo e ouviram sugestões de melhoria do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup). Além disso, aproveitaram o momento para entender a forma de trabalho das instituições, neste período de pandemia, em relação à gestão, ao ensino e às atividade de pesquisa e de extensão. 

A verificação dos dados do Censo da Educação Superior 2019 ocorre no período de ajustes dos dados, conforme definido pela Portaria n.º 911, de novembro de 2019. O documento prevê a verificação in loco das informações preenchidas no censo em instituições de educação superior por indicador específico, com o intuito de melhorar a qualidade das informações declaradas. 

Como não foi possível realizar visitas in loco, as instituições têm apresentado fotos e vídeos institucionais de seus laboratórios, bibliotecas e outras infraestruturas. Na sequência, são avaliados os dados declarados ao Censo Superior 2019. As informações que precisam de correção possuem prazo até o dia 31 de julho para serem retificadas. 

A verificação, seja presencial, seja por videoconferência, visa corrigir ou confirmar as informações declaradas pelas instituições. O objetivo é aprimorar o processo de realização do Censo da Educação Superior e contribuir para a melhoria continuada da qualidade dos dados coletados.

Censo da Educação Superior – Reúne informações sobre instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições de educação superior em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa subsidia ainda a avaliação da educação superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Notícia publicada pelo portal INEP, no dia 23/07/2020, no endereço eletrônico https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inep-verifica-dados-declarados-ao-censo-da-educacao-superior

Deixe um comentário