Prazo para justificar ausência no Enade 2019 termina em 5 de fevereiro

INEP • 09 de janeiro de 2020

O período para solicitação de dispensa de realização das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, tanto por iniciativa do estudante quanto da instituição de educação superior, encerra em 5 de fevereiro. O prazo para a análise e a deliberação dos pedidos termina na mesma data. As solicitações são submetidas às instituições de educação superior e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As instituições também já estão habilitadas a apresentar suas declarações de responsabilidade pela regularização do estudante nos casos previstos em edital.

Uma retificação do edital do exame, com antecipação da abertura do prazo, foi publicada no Diário Oficial da União, em 23 de dezembro de 2019.

Confira o cronograma:

Ação

Responsável

Período

Solicitação de dispensa de prova

Estudante

De 24/12/2019 a 5/2/2020

Solicitação de dispensa de prova

Instituição de educação superior

De 24/12/2019 a 5/2/2020

Declaração de responsabilidade da instituição para regularização do estudante

Instituição de educação superior

A partir de 24/12/2019

Análise e deliberação das solicitações de dispensa registradas pelos estudantes

Instituição de educação superior

De 24/12/2019 a 10/2/2020

Análise e deliberação das solicitações de dispensa registradas pelas instituições

Inep

De 24/12/2019 a 10/2/2020


A regularização dos estudantes ocorrerá de acordo com os critérios descritos no edital.

Dispensa de prova por solicitação do estudante – A solicitação de dispensa de prova por parte do estudante deve ser feita, exclusivamente, pelo Sistema Enade. A dispensa de prova regularizará a situação do estudante apenas caso ele tenha preenchido o Questionário do Estudante no período estipulado em edital. Os critérios para deferimento de dispensa de prova são: acidentes, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, acompanhamento de cônjuge transferido(a) de município por seu empregador, saúde, maternidade, paternidade, atividade acadêmica, concurso público ou processo seletivo de trabalho, intercâmbio, privação de liberdade e trabalho. Caso o coordenador do curso indefira o pedido, o estudante pode interpor recurso junto ao Inep, também via Sistema Enade.

Dispensa de prova por iniciativa das instituições de educação superior – A solicitação de dispensa por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade, como atividade curricular e intercâmbio acadêmico, também deve ser feita pelo Sistema Enade. A instituição deve apresentar declaração ou documento que comprove a participação do estudante em atividade curricular. Além dos dados do estudante, como nome completo, dados pessoais e período de curso, o documento deve conter identificação do coordenador de curso, estar em papel timbrado, com assinatura do declarante e os dados da instituição de ensino, e comprovar a impossibilidade do comparecimento do estudante à aplicação da prova do Enade 2019, por encontrar-se em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado. Também nesses casos, o estudante terá garantida a regularidade apenas se tiver preenchido o questionário no período estipulado em edital.

Declaração de responsabilidade da instituição de educação superior – A declaração deve ser expedida quando o estudante habilitado não for inscrito no período previsto no edital ou deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do estudante, por ato ou omissão da instituição de ensino. A regularização do estudante ocorrerá mediante registro no Sistema Enade, por ação direta e exclusiva do coordenador de curso.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira o edital com o cronograma retificado do Enade 2019

Acesse o Sistema Enade

Assessoria de Comunicação Social



Notícia publicada pelo INEP, no dia 8 de janeiro de 2020, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6790567


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados