Provas do Enade serão aplicadas em 22 de novembro; confira cursos avaliados

Ministério da Educação • 06 de janeiro de 2020

MEC divulgou o regulamento do exame nesta segunda-feira, 6 de janeiro


As provas da edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) serão aplicadas em 22 de novembro, a partir das 13h30, no horário de Brasília. A informação foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 6 de janeiro, em edital no Diário Oficial da União (DOU).

O Enade é destinado a estudantes concluintes de cursos de graduação. Ingressantes também são inscritos, mas não fazem o teste. Somente alunos habilitados que realizaram a prova podem obter o diploma de graduação.Nesta edição, de acordo com o edital, serão avaliados estudantes vinculados a 30 áreas de formação superior, por meio de cursos tecnológicos, de bacharelado e de licenciatura.

Vinculado ao MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, irá divulgar em breve — e também por meio de edital — cronograma, prazos, procedimentos técnicos e quais são as responsabilidades das instituições de educação superior e dos estudantes.

Confira lista dos cursos que serão avaliados:

I - Áreas relativas ao grau de licenciatura:

a) Artes Visuais;

b) Ciência da Computação;

c) Ciências Biológicas;

d) Ciências Sociais;

e) Educação Física;

f) Filosofia;

g) Física;

h) Geografia;

i) História;

j) Letras - Inglês;

k) Letras - Português;

l) Letras - Português e Espanhol;

m) Letras - Português e Inglês;

n) Matemática;

o) Música;

p) Pedagogia;

q) Química.

II - Áreas relativas ao grau de bacharel:

a) Ciência da Computação;

b) Ciências Biológicas;

c) Ciências Sociais;

d) Design;

e) Educação Física;

f) Filosofia;

g) Geografia;

h) História;

i) Química;

j) Sistemas de Informação.

III - Áreas relativas ao grau de tecnólogo:

a) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

b) Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;

c) Tecnologia em Redes de Computadores.

Os estudantes habilitados para o Enade deverão ser inscritos pelas instituições de educação superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Em 2020, os cursos pertencem às áreas de conhecimento do Ano II do Ciclo Avaliativo, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciência exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial. Saiba mais.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep


Notícia publicada pelo Ministério da Educação, às 11h15, no dia 06 de janeiro de 2020, no endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84111:provas-do-enade-serao-aplicadas-em-22-de-novembro-confira-cursos-avaliados&catid=33451&Itemid=86


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados