ABMES E MICROSOFT OFICIALIZAM PARCERIA PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ABMES • 12 de novembro de 2019

Nesta segunda-feira (11/11), durante o evento AI+Tour 2019 – Brasil, em São Paulo/SP, foi oficializada a parceria entre a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Microsoft.

Na ocasião, um Memorando de Entendimento (MOU) no âmbito do programa “AcademIA” foi assinado pelo diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, e pela presidente da Microsoft no Brasil, Tânia Cosentino. O projeto é voltado à capacitação gratuita em Inteligência Artificial para estudantes e profissionais já inseridos no mercado de trabalho.

Celso Niskier explicou que, a princípio, 20 instituições de educação superior (IES) serão selecionadas para receber conteúdos de capacitação em Inteligência Artificial (AI), “uma área tecnológica da mais alta importância no mundo de hoje”, disse.

Segundo Tânia Cosentino, a educação está na pauta da Microsoft como grande pilar de transformação social e econômica. “Cada vez mais, com o uso massivo da IA, enxergamos o potencial que essa tecnologia tem. Porém, só conseguiremos fazer um bom uso dela se tivermos pessoas qualificadas para isso”, afirmou. “Precisamos transformar os currículos das universidades, temos cada vez menos jovens interessados na faculdade de tecnologia e esse gap é ainda pior quando falamos de mulheres. Será preciso fazer adaptações em uma velocidade maior do que a que estamos acostumados”, acrescentou.

LinC
A parceria entre a ABMES e a Microsoft também contempla a criação e execução de um Laboratório de Inovação e Criatividade (LinC), na sede da Associação, em Brasília/DF, projeto que contará ainda com a participação da multinacional Lenovo. “Será um show case para as nossas instituições, um lugar onde elas poderão visualizar e participar ativamente de workshops e oficinas. Tudo isso visando a informação e a transformação digital, itens essenciais para garantir a competitividade e a sustentabilidade das IES hoje e no futuro”, disse Niskier.

A expectativa da Microsoft é que a parceria cause um impacto positivo na educação superior brasileira como um todo. “Tenho certeza que, unindo as plataformas que estamos disponibilizando com a força da ABMES, conseguiremos ajudar a melhorar o ensino no Brasil e é por meio da educação que resolveremos nosso problema econômico. Com mais pessoas qualificadas atingiremos altos índices de produtividade, poderemos aplicar mais tecnologias e trazer desenvolvimento para o nosso país”, afirmou Tânia.







Notícia publicada pela ABMES, no dia 11 de novembro de 2019, no endereço eletrônico https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3577/abmes-e-microsoft-oficializam-parceria-para-qualificacao-profissional-em-inteligencia-artificial


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados