Comissão inclui prática esportiva entre os itens que norteiam avaliação das universidades

Agência Câmara Notícias • 25 de outubro de 2019


Soraya excluiu da proposta a criação do ranking nacional do desporto universitário

A Comissão de Educação aprovou o Projeto de Lei 805/19, pelo qual as políticas de desenvolvimento de práticas esportivas entre os estudantes passam a ser uma das dimensões para a classificação das instituições de ensino superior no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A relatora, deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES), recomendou a aprovação da proposta, na forma do substitutivo da Comissão do Esporte ao texto original do deputado Helio Lopes (PSL-RJ), que determinava ao Poder Executivo a criação de um ranking nacional do desporto universitário, a fim de estimular a prática esportiva.

“Embora o esporte tenha o tom eminentemente competitivo, não há necessidade de se transportar este elemento para o âmbito das políticas públicas educacional e do desporto”, disse a relatora.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei 10861/04, que criou o Sinaes. Coordenado pelo Ministério da Educação, esse sistema nacional analisa o desempenho das instituições de ensino superior, dos cursos de graduação e dos estudantes matriculados.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Wilson Silveira

Agência Câmara Notícias.




Notícia publicada pela Agência Câmara Notícias, às 11h55, no dia 24 de outubro de 2019, no endereço eletrônico https://www.camara.leg.br/noticias/604158-comissao-inclui-pratica-esportiva-entre-os-itens-que-norteiam-avaliacao-das-universidades/


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados