Curso Edux de Formação e Aperfeiçoamento de Procuradores Institucionais alcança sucesso

EDUX • 14 de outubro de 2019

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2019 foi realizado o curso de “Formação e Aperfeiçoamento para Procuradores Institucionais” pela Edux Consultoria no auditório do hotel Vision Work & Live, em Brasília. As vagas do curso foram totalmente preenchidas por integrantes de instituições de todo Brasil, com experiências muito diversificadas, e níveis de conhecimento distintos.

O curso se dividiu em três módulos: Cenários e Desafios da Educação Superior Contemporânea; Desvendando o Sistema e-MEC: processos institucionais e de cursos; Faça você mesmo: protocolos, consultas, atualizações cadastrais, formulários eletrônicos, diligências, recursos e contrarrazões no Sistema e-MEC; e ENADE: o papel dos PIs, Gestores e Membros da CPA para o seu sucesso.

Os conteúdos trazidos foram abordados de forma muito prática, e envolveram todos os participantes. Estes tiveram contato direto com as funcionalidades do sistema e-MEC, e com os temas mais atuais da Educação Superior cujo conhecimento é imprescindível para os Procuradores Institucionais e para evolução dos indicadores de qualidade das Instituições de Educação Superior em que atuam.

Todo o curso foi conduzido e supervisionado pela Diretora da Edux, Iara Xavier, que contribuiu a todo tempo com informações preciosas, que só ela, por sua larga experiência no setor, é capaz de fornecer.

O primeiro dia de curso contou com a presença de Sólon Caldas, Diretor Executivo da ABMES, que concedeu todo apoio da Equipe da Associação, representada por Simone Silva e Bruno Coimbra durante todo o evento.

Logo após a abertura, foi abordado o Módulo I pelos expositores que destacaram a importância de as IES se abrirem a todas as possibilidades e de combater a evasão nos cursos EAD. Paulo Chanan analisou os dados do Censo da Educação Superior 2018, recentemente divulgados. À tarde, Patrícia Villas Boas, Diretora da Edux, expôs sobre o papel e importância do PI no sucesso dos processos das instituições de Educação Superior, e Victor Vidal detalhou os procedimentos no e-MEC. Ao final, os participantes se dividiram em grupos para trocar experiências por meio da solução de situações baseadas em casos reais.

Muito entrosados após o jantar oferecido pela Edux ao final do primeiro dia, os participantes do curso, no segundo dia, novamente debateram sobre casos reais, e se aprofundaram nas funcionalidades do e-MEC. Após pausa para o almoço, Francislene Hasmann expôs sobre o ENADE, seus desafios, dados específicos e da importância da sensibilização de toda comunidade acadêmica e da apropriação por parte dos Procuradores Institucionais da IES.

Durante o curso, foi também aberto espaço para abordagem das portarias recém-publicadas, quais sejam, Portarias n. 1.715, de 2 de outubro de 2019, sobre procedimentos para classificação de cursos, e as Portarias n. 1.717 e 1.718 de 8 de outubro de 2019, que tratam de educação profissional técnica.

Foram, sem dúvida, dois dias de muito aprendizado e de troca, que efetivamente contribuíram para o crescimento de todos. A EDUX recebeu o reconhecimento dos participantes, que saíram satisfeitos e contentes, apesar do trabalho intenso. A ideia foi justamente qualificar os interlocutores das IES, para tornar o diálogo mais profícuo, e cumprir o papel social de promover a confiança no papel da educação e de buscar a excelência.


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados