Presidente destaca papel da CAPES na qualificação do ensino

Capes • 10 de outubro de 2019

Nesta quarta-feira, 09, Anderson Correia, presidente da CAPES, concedeu entrevista para a Rádio Justiça, em Brasília. Ele falou sobre o papel da Coordenação na formação de professores da educação básica, na concessão de bolsas de pesquisas e na avaliação dos cursos de pós-graduação do País.

O presidente da CAPES falou sobre os esforços da Coordenação para garantir mais recursos junto aos poderes Executivo e Legislativo para financiar programas como o Ciência é 10 – que oferece especialização em ciências para professores graduados do ensino fundamental. Ele também abordou a questão do reajuste das bolsas de pós-graduação, que será deliberado a partir de 2020, e a disponibilidade de bolsas para mestrados e doutorados profissionais.

Anderson Correia destacou ainda a importância de inovar nos critérios de avaliação dos cursos de pós-graduação. O novo modelo proposto, chamado de Avaliação Multidimensional, é inspirado no sistema europeu de avaliação das instituições, o U-Multirank. "O Programa terá cinco notas: pesquisa, transferência de conhecimento, impacto na sociedade, formação e internacionalização. Com critérios mais claros e exigentes”, disse.

A ideia, segundo o presidente da CAPES, é informar à sociedade o impacto desses estudos em suas vidas: “Nós vamos colocar métricas para que a sociedade sinta a importância da pesquisa científica", ressaltou.

Ouça a entrevista na íntegra.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)






Notícia publicada pela Capes, às 14h24, no dia 09 de outubro de 2019, no endereço eletrônico https://www.capes.gov.br/36-noticias/9919-presidente-destaca-papel-da-capes-na-qualificacao-do-ensino


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados