“A tecnologia pode democratizar o acesso à educação de qualidade”

Revista Ensino Superior • 30 de setembro de 2019

José Cláudio Securato, presidente da Saint Paul Escola de Negócios, fala do potencial de plataformas de aprendizagem, como o LIT, para diminuir as desigualdades sociais

Com um modelo semelhante ao do Netflix, a plataforma de aprendizagem LIT oferece às pessoas um serviço de assinatura mensal de cursos nas áreas de negócios, finanças e marketing. São mais de cem cursos disponíveis, 1,5 mil exercícios e casos com resoluções passo a passo, trilhas para 10 programas de MBAs, além de uma biblioteca com mais de 8 mil livros digitais disponíveis, das principais editoras acadêmicas do país.

Quem desenvolveu a plataforma foi a Saint Paul Escola de Negócios, presidida por José Cláudio Securato. Em apresentação realizada no 21º Fnesp, promovido pelo Semesp, o executivo explicou os fundamentos da inovadora plataforma.

Além de dar acesso à educação de qualidade para uma fatia maior da população – o custo mental é de R$ 100 –, a plataforma se baseia na ideia de micromomentos de aprendizagem, oferecendo conteúdos segmentados para serem “consumidos” ao longo de diferentes momentos do dia, caso essa seja a necessidade do aluno.

O LIT também coleta e analisa dados para ajudar os estudantes a aprender melhor, oferecendo uma experiência de aprendizagem personalizada. Outro grande diferencial é a existência de um tutor virtual – o Paul – para responder dúvidas dos alunos. Ele foi desenvolvido em parceria com a IBM e, por ter como base a tecnologia de inteligência artificial, o tutor entende linguagem natural, sendo capaz de até mesmo de ensinar alguns tópicos para os alunos.

Pensando exponencial

Na visão de Securato, a mudança de mindset passa pela adoção do pensamento exponencial em substituição ao pensamento linear. “Esse pensamento está mudando drasticamente a economia, os novos mercados.”

O uso de dados é outro aspecto central dessa nova realidade, pois, depois de tratados e analisados, eles permitem às organizações chegar a padrões que, intuitivamente, não seriam visualizados.


José Cláudio palestrou no 2º dia do Fnesp, maior fórum de ensino superior da América Latina (foto: Laura Rachid)






Notícia publicada pela Revista Ensino Superior, no dia 27 desetembro de 2019, no endereço eletrônico https://revistaensinosuperior.com.br/educacao-tecnologia/


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados