Mitos mais comuns sobre os cursos a distância

Educa Mais Brasil • 25 de setembro de 2019

Será que tudo o que falam sobre a educação a distância é verdade?

A educação a distância é uma modalidade de ensino em crescente desenvolvimento. Em 2018, o ensino superior a distância ofertou mais vagas que o presencial. As oportunidades estão mais acessíveis e o número de matrículas aumentou significativamente nos últimos anos, devido a difusão das vantagens de um curso EAD.

Apesar desse crescimento, ainda é possível encontrar estudantes com certo receio pela modalidade. Isso acontece porque ainda são propagados alguns mitos sobre os cursos a distância. Confira alguns deles abaixo:

Cursos a distância são mais fáceis

Por serem realizados sem o controle constante de um professor, algumas pessoas costumam pensar que os cursos EAD são mais fáceis em relação aos presenciais. No entanto, o ensino a distância exige mais dedicação e autonomia dos estudantes, pois devem elaborar de forma individual o seu cronograma de estudos para não deixar os conteúdos se acumularem.

Diploma EAD é inferior

De acordo com o MEC, o diploma dos cursos EAD não possui nenhuma diferença em relação ao presencial. Ambos são aceitos em território nacional e não é especificado no documento a modalidade de realização do curso. Ter um diploma pode aumentar o salário e é um requisito básico para uma carreira de sucesso, independente de ser presencial ou EAD. A preocupação do discente deve ser em relação a instituição de ensino e o curso ofertado serem reconhecidos pelo MEC. Caso contrário, o diploma emitido não será aceito no mercado profissional e acadêmico.

Eu vou ter que aprender sozinho (a)

É certo que além da autonomia e dedicação, no ensino a distância é fundamental ter mais organização. Isso porque o estudante define os melhores dias e horários para se dedicar aos estudos. No entanto, o aprendiz conta com uma estrutura e metodologia que permitem o apoio do professor e ainda dos tutores EAD. Ou seja, o estudante possui todo o auxílio necessário ao longo da sua formação.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva




Notícia publicada pelo Educa Mais Brasil, no dia 23 de setembro de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/mitos-mais-comuns-sobre-os-cursos-a-distancia


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados