Inscritos devem cumprir as regras do edital para receber diploma

INEP • 10 de setembro de 2019

Os estudantes inscritos na condição de concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 devem ficar atentos ao prazo para responder ao Questionário do Estudante: 21 de novembro. O documento faz parte do processo avaliativo e o seu preenchimento é obrigatório. O estudante concluinte que não preencher o questionário ficará em situação de irregularidade junto ao Enade e, ainda que cumpra todas as demais obrigações do exame, não conseguirá colar grau.

Os coordenadores de curso devem orientar os estudantes sobre a obrigatoriedade do preenchimento do questionário e da realização da prova. Caso o aluno não faça a prova, ele deve justificar a falta registrando solicitação de dispensa, no Sistema Enade, entre os dias 2 de janeiro e 5 de fevereiro de 2020. É importante lembrar que o estudante, mesmo que dispensado da prova, só obterá sua regularidade se preencher o questionário no período previsto.

Estudantes irregulares no Enade 2018 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) regularizou, em 2 de setembro, a situação de 72.563 estudantes concluintes que participaram da edição de 2018 do Enade e que permaneciam em situação de irregularidade depois de finalizados os processos de regularização por dispensa de prova ou declaração de responsabilidade da instituição de ensino superior. Durante todo esse tempo, desde a conclusão do curso até a regularização, esses estudantes ficaram impossibilitados de colar grau e, consequentemente, sem o reconhecimento formal de conclusão do ensino superior. Portanto, o Inep reforça que é imprescindível a participação do aluno tanto na prova quanto no preenchimento do questionário.

Questionário – O estudante deverá responder ao questionário pela internet, exclusivamente no Sistema Enade, disponível no portal do Inep. Para isso, é preciso que o graduando realize seu cadastro e gere a senha que será utilizada para fazer todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova e a conferência do resultado individual.

Áreas avaliadas – Na edição de 2019, o Enade avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Exame – O Enade 2019 será aplicado em 24 de novembro, em todo o país. Com duração de quatro horas, as provas serão compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico, divididas em itens discursivos e de múltipla escolha. As questões discursivas da parte de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Inep.

Acesse o Questionário do Estudante no Sistema Enade

Confira o edital do Enade 2019

Confira as portarias com as diretrizes de prova de cada área

Saiba mais sobre o Enade

Assessoria de Comunicação Social




Notícia publicada pelo INEP, no dia 5 de setembro de 2019, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6725744


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados