Formandos do ensino superior devem responder Questionário do Estudante até 21 de novembro

Ministério da Educação • 03 de setembro de 2019

Os alunos de cursos superiores que vão se formar este ano deverão passar pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 24 de novembro. Antes da prova, é necessário preencher o Questionário do Estudante. O prazo começou nesta segunda-feira, 2 de setembro, e segue até 21 de novembro.

O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação. Todos os formandos devem preenchê-lo, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova. O concluinte que não o fizer fica impossibilitado de colar grau.

O procedimento deverá ser feito exclusivamente pelo Sistema Enade. Para isso, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do Inep e gere a senha que será utilizada para fazer todo acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova e a conferência do resultado individual.

Enade 2019 – As provas, com duração de quatro horas, serão compostas por dez questões de formação geral e trinta, de conhecimento específico.

As questões discursivas vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos específicos estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Confira o edital do Enade 2019

Confira as portarias com as diretrizes de prova de cada área

Saiba mais sobre o Enade

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep





Notícia publicada pelo Ministério da Educação, às 16h31, no dia 2 de setembro de 2019, no endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=79821:formandos-do-ensino-superior-devem-responder-questionario-do-estudante-ate-21-de-novembro&catid=33451&Itemid=86


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados