Seminário da ABMES: Iara Xavier propõe a participação do setor privado na próxima comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG de 2021-2030

EDUX • 02 de julho de 2019

Por: Equipe Edux Consultoria

Hoje, dia 02 de julho de 2019, ocorre o Seminário da ABMES, que trata da Política de pós-graduação stricto sensu nas modalidades presencial e a distância.

Durante o seminário, o Prof. Celso Niskier apresentou estatísticas sobre a crescente participação das Instituições de Ensino Superior Privadas na pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil.

Os palestrantes lembraram que, ontem, os ex ministros da Ciência e Tecnologia divulgaram manifesto enaltecendo a participação das IES públicas na P&D no Brasil, contudo, não fizeram referência à participação das IES privadas nesse esforço.

A diretora de Avaliação da Capes confessou que não conseguirá formar número pretendido de doutores previsto pela Capes, mas pesquisas revelaram que a meta de mestres já foi alcançada.

A Professora Iara, consultora Edux, afirmou que muitas IES ainda não identificaram as enormes vantagens de manter programas de Pós Graduação. As Instituições privadas têm participação ainda pequena na Pós Graduação, apenas 18,5%. Há muito o que crescer nessa área.

O CI é o indicador que, de fato, revela a qualidade de uma instituição de educação superior. Portanto, IGC não deve continuar sendo o principal orientador das decisões no âmbito da pós-graduação.

O Professor José Rocha, reitor da UniChristus, que também participa do evento, criticou a manutenção do IGC. "Muitas vezes o IGC, ao ser analisado isoladamente, reflete apenas um eventual boicote promovido pelos discentes(...)"

Acompanhe mais no site da ABMES por meio do endereço eletrônico: http://abmes.org.br/tv




Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados