Disciplinas optativas, eletivas e obrigatórias: entenda a diferença entre elas

Educa Mais Brasil • 06 de junho de 2019

Saiba como as disciplinas podem contribuir com a sua formação

As disciplinas optativas, eletivas e obrigatórias constituem a grade curricular dos cursos de nível superior do país. A carga horária mínima dos cursos de graduação, conforme definido pelo MEC (Ministério da Educação), é de 2.400 horas e a máxima de 7.200. Essas horas são distribuídas em diferentes atividades ao longo de quatro a seis anos de curso.

As disciplinas optativas, eletivas e obrigatórias fazem parte das ações propostas para a ampla formação dos estudantes. Continue a leitura e saiba como cada uma pode contribuir para a qualificação do aluno.

Disciplina obrigatória

Como o próprio nome diz, essas disciplinas são obrigatórias para os estudantes concluírem a sua formação. Sem alcançar a média estabelecida nessas matérias o estudante não consegue a sua titulação de nível superior. A disciplina de Teoria Geral do Direito, por exemplo, é uma disciplina obrigatória do curso de Direito.

Disciplina optativa

As disciplinas optativas são disponibilizadas pelas faculdades como uma forma de ampliar a formação do estudante. Nesse caso, o aluno pode escolher qual disciplina cursar, mas não é obrigado a cumpri-las. Com as optativas o estudante tem a possibilidade de moldar a sua capacitação conforme os seus objetivos profissionais.

Disciplina eletiva

Já as disciplinas eletivas, o aluno pode escolher qual delas cursar, porém existe um número mínimo de créditos que precisa cumprir. Em algumas faculdades, acontece o contrário. As optativas devem compor a matriz curricular do curso e computar horas aula da carga horária total e as eletivas são matérias que não compõem a grade curricular da graduação.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva









Notícia publicada pelo Educa Mais Brasil, no dia 5 de junho de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/disciplinas-optativas-eletivas-e-obrigatorias-entenda-a-diferenca-entre-elas


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados