Bolsista lança livro sobre educação ambiental

Capes • 20 de maio de 2019

Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especialização lato sensu em Educação Ambiental pela Faculdade Atlântico (FA), também na capital sergipana, Tatiana Ferreira, que atualmente faz doutorado em Serviço Social na Universidade Estadual Paulista (Unesp), publicou, em 2018, o livro “Educação ambiental e formação de educadores: convergência para a práxis pedagógica”, em parceria com duas integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação Ambiental (Gepegease), da UFS.

Fale um pouco sobre o seu projeto de pesquisa e seu objetivo.
O meu objeto de pesquisa é a construção de conhecimentos nos programas de pós-graduação em Serviço Social sob a ótica da questão ambiental no Brasil. O objetivo principal é compreender como a questão ambiental tem sido evidenciada nas dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil, entre os anos de 2012 e 2018.

Como surgiu a ideia do livro?
Tive a oportunidade de contar com a parceria das integrantes do Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe, doutora Aline Lima Nepomuceno e mestra Mônica Andrade Modesto. A ideia adveio das nossas pesquisas de dissertação que tiveram como eixo central a educação ambiental e a formação de educadores. Além disso, o livro propõe um debate crítico sobre a questão ambiental e o fomento do debate sobre a necessidade da práxis pedagógica, crítica e emancipatória, na formação em diferentes níveis.

Qual a importância do seu trabalho para a realidade brasileira? E no âmbito internacional?
A carência de pesquisas sobre Serviço Social e a questão ambiental fundamentam o interesse investigativo na medida em que reforça a necessidade não só de compreender, como também aprofundar a discussão sobre a questão ambiental neste campo de atuação.

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, está inserida em processos de trabalho coletivos, atua nas expressões da questão social, sendo a questão ambiental integrante dessas expressões. Desta forma, a profissão apresenta um aparato teórico e metodológico que permite a análise da sociedade em sua totalidade, a partir do movimento contraditório e dialético da realidade.

Compreender a questão ambiental como integrante do processo de reprodução das relações sociais é de suma importância para a profissão. No âmbito internacional, destaco a importância das análises a partir da ótica brasileira, já que existem estudos variados sobre a questão ambiental partindo de análises sobre outros países com formações históricas e sociais diferenciadas.

Como foi o lançamento do livro?
Tivemos a oportunidade de lançar o nosso livro em vários momentos. Em Sergipe, realizamos o lançamento em uma livraria e na Universidade Federal de Sergipe, durante o Colóquio Internacional de Educação, Educon.
Em Vitória, lançamos o livro durante o XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, ENPESS. Um dos mais importantes eventos de pesquisadoras e pesquisadores em Serviço Social no Brasil. Com o apoio do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Unesp/Franca, pude participar do evento apresentando trabalho e lançando o livro.

Qual foi a importância da CAPES neste processo?
Desde o desenvolvimento da dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Sergipe, e no doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na UNESP, recebo a bolsa de demanda social da CAPES. Considero um importante incentivo para as pesquisadoras e pesquisadores do Brasil. Para a minha formação profissional, a bolsa foi decisiva, pois tive que ir morar em outra cidade. Isto só foi possível graças ao apoio dos meus pais e da bolsa de demanda social.







Notícia publicada pela CAPES, às 16h26, no dia 16 de maio de 2019, no endereço eletrônico https://www.capes.gov.br/36-noticias/9485-bolsista-lanca-livro-sobre-educacao-ambiental


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados