Como medir os resultados das campanhas de marketing? Startup brasileira tem a resposta

Revista Ensino Superior • 20 de maio de 2019

Empresa desenvolve solução para identificar os meios de comunicação que mais impactam os futuros alunos. Unisuam e UniBrasil já aderiram à plataforma

Depois de conquistar importantes clientes no mercado financeiro, como Itaú e Bradesco, a startup brasileira PhoneTrack entrou no mercado educacional para ajudar a equipe de marketing a monitorar a eficácia das campanhas digitais.

Além de levantar o número de ligações recebidas pela empresa, o serviço desenvolvido consegue identificar qual campanha motivou a pessoa a entrar em contato – se foi a do Facebook, a realizada no site etc.

Além de gerar informações estratégicas, os dados permitem à área de vendas compreender a jornada do aluno até a sua chegada na instituição. Outra importante funcionalidade é a recuperação dos contatos – e potenciais alunos – perdidos. Segundo o CEO da startup, Marcio Pacheco, as ligações perdidas chegam a 19% do total recebido.

Contato por telefone

A opção pelo rastreamento de chamadas telefônicas se deve ao fato de que este meio está crescendo. As empresas tiveram um aumento anual de 40% no número de chamadas nos últimos cinco anos, segundo relatório do instituto estadunidense BIA/Kelfey.

A mesma fonte também afirma que a possibilidade de “converter” em clientes as pessoas que estão entrando em contato por telefone é 15 vezes maior se comparado com a comunicação pela internet.

“O consumidor está ligando muito mais para as empresas”, resume Marcio Pacheco. Segundo o executivo, esse comportamento ocorre por que o custo da ligação caiu, além do fato de a conversa falada ser mais objetiva.

Ainda sobre o comportamento da sociedade, Pacheco traz algumas informações: há uma tendência de crescimento do uso de comando por voz no mundo e no Brasil. “Hoje, 46% das buscas no Google, nos Estados Unidos, são relacionadas a empresas próximas às pessoas, feitas por voz. E as pessoas optam por ligar”.

A startup

Marcio Pacheco tem um background empreendedor e junto com seu xará, Márcio Conceição, que carrega a experiência da tecnologia, fundou em 2015 a PhoneTrack. Além de atuarem no mercado financeiro, a startup também está presente nos setores automotivo (estão em mais de 800 concessionárias) e imobiliário.

Foi ano passado que a PhoneTrack resolveu apostar em todos os âmbitos da educação, incluindo escolas de educação, de ensino superior e de cursos livres. O Unisuam (Centro Universitário Augusto Motta), no Rio de Janeiro, o Centro Universitário UniBrasil, localizado no Paraná, e algumas unidades da Cultura Inglesa já se tornaram clientes.

Para ter acesso às ferramentas da empresa, é cobrado um valor mensal de cerca de R$ 300,00 mensais e por unidade educacional.


Startup pretende continuar investindo em inteligência artificial para apoiar a área de marketing (foto: Shutterstock)

Mergulhando na automação

Foi por meio de agências que atuam com empresas e instituições educacionais que a PhoneTrack chegou ao mercado da educação. Elas a procuravam para consultoria e monitoramento, por exemplo, de escolas, e foi aí que a equipe notou a demanda pela melhoria da área de marketing educacional.

No ano passado, a startup recebeu R$ 3 milhões da Bzplan, fundo de investimento de Florianópolis, Santa Catarina. O aporte está sendo usado para todas as áreas, da equipe ao desenvolvimento da tecnologia.

“Nosso plano é continuar investindo em inteligência artificial. A gente entende que automação de atendimento é uma das grandes demandas do mercado. Como empresa nós estamos avançando em alguns segmentos e o da educação está incluso. Nosso objetivo é entender o que o mercado precisa — porque ele está carente —, e desenvolver produtos para continuar suprindo a área de marketing e vendas”, explica Pacheco.







Notícia publicada pela Revista Ensino Superior, no dia 17 de maio de 2019, no endereço eletrônico https://revistaensinosuperior.com.br/campanhas-de-marketing/


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