Censo da Educação Superior 2018 inicia verificação dos dados coletados

INEP • 02 de maio de 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 29 de abril, o período de verificação da consistência, conferência, ajustes e validação dos dados coletados pelo Censo da Educação Superior 2018. Até 7 de junho, a equipe do Censo da Educação Superior responderá todas as Instituições de Educação Superior (IES) que tiverem preenchido o formulário, fornecendo orientações adicionais ou ratificando as justificativas. Também será possível completar os dados faltantes e realizar os ajustes necessários naqueles já preenchidos.

Estão envolvidos nessa etapa os servidores e colaboradores do Inep, os representantes legais e os Pesquisadores Institucionais (PI) das IES. O PI é o representante oficial da IES junto ao Inep, responsável por responder aos questionários eletrônicos do Sistema Censup, verificar e corrigir possíveis inconsistências dos dados declarados, além de responder, no limite de suas atribuições, a questionamentos do Inep referentes ao Censo da Educação Superior.

Todas as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, devem declarar os dados para que o Inep gere informações para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas. Os dados também são elementos importantes para a elaboração de estudos e pesquisas, assim como para a construção de indicadores sobre a Educação Superior brasileira.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior reúne informações sobre as Instituições de Educação Superior (IES), cursos, docentes e alunos. O preenchimento do Censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. O Censo subsidia ainda a Avaliação da Educação Superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Assessoria de Comunicação Social







Notícia publicada pelo INEP, no dia 30 de abril de 2019, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-da-educacao-superior-2018-inicia-verificacao-dos-dados-coletados/21206


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados