Como ser um bom estudante universitário

Educa mais Brasil • 25 de abril de 2019

Confira dicas para se destacar durante o curso de graduação

O período na faculdade é um momento que reflete na formação e na carreira do profissional. Por isso é importante saber como ser um bom estudante universitário. Ao longo da graduação o aluno pode optar por algumas práticas e atitudes que ampliem a sua formação, além de criar uma rede de networking e adquirir conhecimentos que preparam para o mercado de trabalho.

A aprovação no vestibular é apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso os pequenos detalhes fazem a diferença. Por isso, os estudantes podem construir um bom currículo desde a graduação. Porém, antes será necessário ser um estudante universitário de sucesso. Saiba como logo abaixo:

Participe das aulas

Além de estar presente fisicamente, o que interfere na conclusão do curso, é importante que o estudante participe das aulas de forma ativa. Resumos, anotações e perguntas ao professor em sala de aula é importante para a construção do aprendizado. Dessa formal, o aluno contribui para o debate em sala de aula, assim como demonstra interesse pela matéria e uma atitude mais proativa para os professores.

Planeje a sua rotina

Para dar conta de todas as atividades do seu dia a dia e conseguir ir além na faculdade, o planejamento e organização serão fundamentais. Estabeleça uma rotina e faça o possível para cumpri-la, sempre respeitando os seus limites.
Inclua a revisão dos conteúdos como uma parte importante dos seus estudos. A revisão contribui para melhorar a aquisição do conhecimento. O ideal é que o estudante possa estudar a matéria com antecedência, separando de uma a três horas diárias para dedicar ao aprendizado. Dessa forma, evita que seja necessário estudar todo o conteúdo um dia antes da prova.

Participe dos eventos

Os eventos da faculdade proporcionam ao aluno uma ampla visão sobre a sua profissão, novos desafios, contato com profissionais formados na área e conhecimentos sobre o mercado de trabalho. As faculdades também proporcionam diferentes atividades culturais e atléticas. Além de aliviar a tensão, essas práticas melhoram a qualidade de vida e favorecem a sociabilização.

Estágio, iniciação científica e monitoria

Conforme estabelecido pela legislação, os cursos e faculdades devem proporcionar ao estudante experiências diferenciadas que possibilitem uma formação atual e humanística. O aluno deve estar em contato com a prática profissional, o campo do ensino e da pesquisa.
Por isso, saber como conseguir um estágio, a importância da monitoria e por que fazer iniciação científica é importante para ser um bom estudante na faculdade. Além de agregarem no currículo, sendo um diferencial na carreira, atividades como essas aumentam a bagagem intelectual, cultural e social do aluno.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva













Notícia publicada pelo Educa Mais Brasil, no dia 24 de abril de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/como-ser-um-bom-estudante-universitario


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados