Dicas para escrever a dissertação de mestrado

Educa mais Brasil • 17 de abril de 2019

Com essas atitudes será mais fácil conseguir a tão sonhada titulação

Escrever a dissertação de mestrado geralmente é apontado pelos estudantes como um dos momentos mais conturbados do mestrado. O texto é um dos requisitos para aprovação da titulação. Para isso, a dissertação deve cumprir as exigências estabelecidas para uma produção científica.

Saber como escrever uma tese de mestrado e a dissertação é algo que se aprende aos poucos e exige dedicação e disciplina. Nem sempre é fácil manter o ritmo de trabalho e quem deixa para concluir em cima da hora, pode não alcançar o resultado desejado. Por isso, confira as dicas para escrever dissertação de mestrado que separamos.

Escreva todos os dias

As teses de mestrado costumam ter mais de 150 páginas. Agora, imagine escrevê-las, tendo atenção a todos os detalhes, em um curto período? Isso realmente não é o ideal. Para evitar transtornos, escreva todos os dias. O indicado é ao menos 200 palavras diárias no início do mestrado. Conforme o curso avança, a produção tende a aumentar, até mesmo pelo nível de conhecimento sobre o tema que se amplia.

Crie uma rotina de estudo e escrita

Para escrever todos os dias será necessário criar uma rotina de estudo e escrita bem definida. Se você precisa conciliar o mestrado com outras atividades, defina horários para dedicação exclusiva à pós-graduação. Tem pessoas que preferem estudar pela manhã outras à noite. Outro fator importante é o local de estudo. Uma boa opção são lugares com poucas distrações, silenciosos e organizados. Uma boa música para estudar também ajuda a criar as condições mais propícias ao aprendizado.

Estabeleça uma data para terminar a sua dissertação

Antes do prazo final estabelecido, defina a sua data para finalizar a dissertação. A partir desse prazo, estabeleça outras datas para conclusão das seções ou capítulos. Mesmo sendo uma data própria, é importante se empenhar para entregar o texto com antecedência para o orientador e componentes da banca analisarem. Então, não deixe para cima da hora e crie o seu calendário.

Tenha atenção com a ABNT

As regras da ABNT podem tirar qualquer estudante do sério. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma infinidade de normas para produções científicas. Apesar da quantidade elevada, existem algumas regras da ABNT que todo estudante deve conhecer.

A adequação do texto às normas da ABNT deve acontecer desde o projeto de dissertação de mestrado. Os avaliadores costumam ser bem rígidos, por isso todo cuidado é pouco. Atualmente existem aplicativos que ajustam os textos de acordo com a ABNT, o que facilita o trabalho do estudante.

Salve os arquivos em diferentes mídias

A tecnologia realmente facilita a vida dos estudantes. Esse é um fato inegável. Mas, ela não é perfeita e problemas podem aparecer de forma inesperada. Não são raros os casos de quem perde textos salvos apenas no computador, ou em pendrive que foi perdido ou furtado. Para evitar problemas, salve os arquivos na nuvem, em seu computador e tenha um pendrive com todos as informações da sua dissertação.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva














Notícia publicada pelo site Educa Mais Brasil, no dia 20 de março de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/dicas-para-escrever-a-dissertacao-de-mestrado


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados