Plataforma de conteúdos jurídicos utiliza inteligência artificial para facilitar buscas

Revista Ensino Superior • 09 de abril de 2019

Inovação que inclui machine learning (aprendizagem de máquina) e outras tecnologias de ponta permite melhor aproveitamento e recuperação do conteúdo jurídico existente

Por: ENSINO BRAND STUDIO

Uma biblioteca digital jurídica que agrega milhares de artigos, livros, revistas científicas e jornais pode parecer uma fonte infinita de informações – e, por isso, um ambiente onde o usuário tenha dificuldades para se localizar.

Não é o que acontece com a vLex, que utiliza inteligência artificial para otimizar o processo. Esse é o caminho trilhado pela empresa espanhola que, desde 2010, oferece seu vasto acervo a usuários brasileiros – com acesso a informação jurídica de mais de 130 países em seu idioma original.

“A inteligência artificial aplicada no sistema de busca da biblioteca digital permite mais eficiência e resultados específicos sobre o que o jurista, professor ou estudante de direito esteja procurando”, ressalta a gerente nacional da vLex, Luciana Oliveira.

Busca inteligente

A inteligência artificial é aplicada na plataforma pelo assistente digital Vincent. Com esse recurso, o pesquisador faz o upload de um arquivo de texto. A ferramenta inicia uma rápida leitura desse material, com uma análise contextual dos temas e palavras-chaves presentes.

“Vincent extrai e oferece ao leitor a base das citações presentes no arquivo, além de documentos correlatos e conceitos jurídicos mais relevantes”, explica a gerente. Tudo isso se transforma em um detalhado relatório, que pode receber diversos filtros de busca, e que vai facilitar o trabalho.

O Vincent está em fase de implementação no Brasil e, em breve, estará disponível para todos os clientes vLex.

Biblioteca digital para as IES

Como uma ferramenta de apoio à leitura, estudo e aprendizagem, a vLex traz soluções para as Instituições de Ensino Superior e se adequa às novas exigências do MEC/INEP no que diz respeito ao desenvolvimento da coleção acadêmica em formato digital.

“São mais de 6 mil títulos de livros e periódicos eletrônicos em constante atualização que, além do acesso ininterrupto, simultâneo e remoto (de qualquer dispositivo), permite o download em vários formatos, a customização do perfil do usuário, tradução para 13 idiomas, entre outras funcionalidades”, detalha o gestor de Conteúdos da vLex, Leonardo Oliveira.

A organização acumula mais de 6 milhões de usuários ao redor do mundo, com assinaturas e produtos específicos para universidades, profissionais do Direito, setor público e empresas.

Para saber mais: www.vlex.com.br ou brazilteam@vlex.com



Notícia publicada pelo site da Revista Ensino Superior, no dia 1 de abril de 2019, no endereço eletrônico http://www.revistaensinosuperior.com.br/juridico-inteligencia-artificial/


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados