Onde posso publicar meu artigo científico ainda na graduação?

Educa mais Brasil • 09 de abril de 2019

Listamos as revistas que aceitam produções acadêmicas de estudantes da graduação

Publicar um artigo científico é uma das vivências acadêmicas que possibilitam enriquecer o currículo acadêmico. O mais comum é que estudantes dos cursos de mestrado e doutorado publiquem os resultados de sua pesquisa, porém alunos da graduação também podem publicar suas produções em periódicos especializados.

Nem todas as revistas aceitam artigos assinados por graduandos, por isso é importante saber onde publicar artigo científico. Pensando nisso, separamos alguns periódicos que aceitam produções dos estudantes de graduação. Antes, é importante saber o que é um artigo científico.

O que é um artigo científico?

O artigo científico é o artigo acadêmico publicado em uma revista científica. O texto é construído no gênero argumentativo-dissertativo e tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa. Antes de explicar os resultados de fato, o artigo apresenta o que é a pesquisa, objetivo justificativa para a sua realização, fundamentação teórica, metodologia, resultados, considerações finais e referências bibliográficas.

Revistas para publicar um artigo científico

Listamos as principais revistas científicas que aceitam os trabalhos acadêmicos de graduandos de diferentes áreas do conhecimento.
Núcleo do Conhecimento: revista científica multidisciplinar que que disponibiliza a oportunidade dos alunos enviarem materiais inéditos e acadêmicos para serem publicados no periódico. O artigo pode ser enviado através do preenchimento de um formulário online no site do Núcleo do Conhecimento.
Revistas Científicas UniCesumar: o portal reúne as revistas científicas da Unicesumar. O intuito é fomentar e disseminar o conhecimento permitindo a publicação de artigos em caráter acadêmico-científico. É necessário acessar o site do acervo, escolher a publicação adequada ao tema do artigo e verificar as normas para envio do material.
Portal de Revistas da USP: é um acervo com as revistas da USP ou em parceria com instituições externas. Criado em 2008, o portal possibilita acesso livre e gratuito às publicações. Interessados em publicar suas produções devem verificar no site das revistas USP, escolher um periódico que se relacione com o tema da pesquisa e realizar o envio do material conforme as exigências estabelecidas.

Portal de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI): portal com as revistas ligadas a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. São periódicos científicos vinculados à universidade, que aceitam diferentes materiais de estudantes, professores, pesquisadores, etc. Para isso, escolha a revista em que deseja publicar e verifique a disponibilidade e regras para envio de materiais.
Agora que você já sabe como publicar um artigo científico, não deixe de aproveitar a oportunidade para ampliar os seus conhecimentos e turbinar o seu currículo.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva












Notícia publicada pelo site do Educa Mais Brasil, dia 25 de março de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/onde-posso-publicar-meu-artigo-cientifico-ainda-na-graduacao


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados