Monitoria acadêmica: o que é e por que é tão importante?

Educa mais Brasil • 05 de abril de 2019

O objetivo da monitoria é aproximar os estudantes da pesquisa e prática docente

Quem busca construir um bom currículo ainda na graduação deve saber o que é monitoria acadêmica. De acordo com a Lei 9.394/1996, os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”.

A monitoria acadêmica consiste em atividades de ensino desenvolvidas pelo estudante-monitor como uma forma de aproximá-lo da prática da docência. O trabalho acontece sob a orientação de um professor, que supervisiona as atividades de monitoria. O monitor auxilia outros estudantes ao longo do seu aprendizado, esclarece dúvidas e outras atividades definidas no plano de trabalho.

Benefícios da monitoria acadêmica

O objetivo da monitoria é estimular os estudantes a conhecer as atividades relacionadas a área acadêmica. Além de enriquecer a sua formação, a modalidade é uma experiência interessante para o currículo acadêmico e profissional.
Além disso, promove a cooperação entre discentes e docentes, estimulando a troca de conhecimentos. Outro benefício da monitoria é melhorar a qualidade do ensino ao incentivar o enriquecimento da vida acadêmica dos alunos. Em alguns casos, o estudante-monitor recebe uma bolsa-auxílio mensal que favorece a permanência estudantil nas instituições de nível superior.
A monitoria é uma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, obrigatórias nas instituições de ensino superior.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva








Notícia publicada pelo site Educa Mais Brasil, no dia 04 de abril de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/monitoria-academica-o-que-e-e-por-que-e-tao-importante


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados