Quem já tem uma graduação pode concorrer a uma bolsa Prouni?

Educa mais Brasil • 28 de março de 2019

Programa oferta bolsas de estudo integrais e parciais para graduação

Uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal é uma das alternativas buscadas por brasileiros que não têm condições de pagar as mensalidades de uma instituição de ensino superior privada. No entanto, para conseguir o benefício é preciso atender a algumas regras e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma delas. Não somente quem pretende ter o primeiro diploma de graduação almeja uma vaga por meio do Prouni, mas também aqueles que, por algum motivo, desejam ingressar novamente em uma faculdade. Mas, é possível concorrer ao Prouni nesse caso? Continue lendo e saiba mais.

Quem já tem uma graduação pode concorrer a uma bolsa Prouni?

São várias as razões que levam uma pessoa que já possui um diploma de nível superior pleitear novas oportunidades através da vida acadêmica. A não identificação com o curso ou falta de oportunidades no mercado de trabalho são algumas delas. Como cursar uma universidade particular exige ter as finanças, no mínimo, equilibrada, as bolsas de estudo são vistas como excelentes auxílios para fazer esse sonho caber no orçamento.

No entanto, de acordo com as regras do Prouni, o programa é voltado para quem não tem diploma de ensino superior. Ou seja, aqueles que já possuem a certificação, ainda que se enquadre nos demais critérios de participação não podem concorrer na seletiva. A exceção é aplicada somente no caso de professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, que podem se pleitear bolsa para curso de licenciatura.

Quais os critérios para concorrer a uma bolsa do Prouni

Está apto a concorrer a uma bolsa Prouni participantes que tenham feito o Enem, obtido média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação; ter estudando o ensino médio em escola da rede pública ou particular na condição de bolsista integral da instituição; ter renda per capita familiar máxima de três salários mínimos; não ter diploma universitário.

Como conseguir uma bolsa de estudo se já tenho uma graduação?

Quando o Prouni não é uma possibilidade, o Educa Mais Brasil pode ser a alternativa ideal. O programa de inclusão educacional, que é referência em seu ramo de atuação, oferta bolsas de estudo com descontos de até 70%. Quem já tem uma graduação também pode participar. Não é necessário ter feito o Enem e nem comprovar renda familiar. Para se candidatar basta acessar o site do programa, escolher a modalidade graduação e filtrar pela cidade e curso de interesse. A inscrição é gratuita e está disponível durante todo o ano.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos






Notícia publicada pelo site Educa Mais Brasil, no dia 27 de março de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/prouni/quem-ja-tem-uma-graduacao-pode-concorrer-a-uma-bolsa-prouni


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados