Meu sonho é ser médica (o), por onde devo começar?

Educa mais Brasil • 21 de março de 2019

Confira dicas sobre se preparar para o vestibular de medicina

Meu sonho é ser médica (o). Essa é a resposta de milhares de estudantes quando questionados sobre qual faculdade desejam cursar. Cientes que os vestibulares de medicina são considerados os mais concorridos do Brasil, os estudantes compreendem que a preparação é fundamental. Mas, nem sempre há o correto direcionamento para os estudos e é comum sentir-se perdida (o) diante de tantas informações. Pensando nisso, criamos esse guia com um passo a passo sobre como estudar para o vestibular de medicina.

Comece agora mesmo

Se ingressar no curso de medicina é o seu sonho, não deixe para se organizar amanhã. Comece a estudar o quanto antes. Adiar a decisão é uma atitude comum diante do medo dos obstáculos enfrentados ao longo do caminho. Mas, se o primeiro passo não for dado, a sua realização se tornará cada vez mais distante.

Realize simulados

Através dos simulados você consegue ter uma noção das áreas que possui maior dificuldade. Algumas simulações também disponibilizam uma análise de desempenho que informa os pontos fortes e fracos do estudante. Com essas informações é possível montar um plano de estudos que atenda às necessidades educacionais do candidato.

Faça um plano de estudos

Um plano de estudos bem elaborado possibilita que o estudante tenha uma organização das matérias estudadas. O plano de estudos para medicina deve contemplar revisão dos conteúdos que caem no vestibular, com foco nas áreas de maior dificuldade. Atualmente é possível encontrar diferentes sites para fazer planos de estudo para o Enem e demais vestibulares.

Estude online

Mesmo que a sua opção seja se preparar com o auxílio de um cursinho pré-vestibular presencial, não deixe de acessar os conteúdos disponíveis online. O Guia Enem, por exemplo, é uma plataforma com informações sobre diferentes assuntos que caem no Enem e outros vestibulares do país. Além disso, canais do Youtube que ajudam nos estudos e jogos para estudar são outras fontes para adquirir conhecimentos online e complementar o aprendizado. Outra opção são os diversos cursinhos pré-vestibular online de medicina, especializados em ajudar estudantes do Brasil inteiro a realizarem o sonho da medicina.

Tenha uma rotina

Imagine estudar durante dois dias e depois só voltar a tocar nos livros no mês seguinte. Além de disponibilizar um tempo de qualidade para os estudos é importante ter consistência e manter uma rotina de dedicação constante. Verifique os horários mais propícios, escolha um local sem distrações e foque nos estudos.

Aprenda tudo sobre o vestibular que vai concorrer

O Enem é o principal vestibular do país, principalmente para quem busca uma vaga em instituições públicas. No entanto, o exame não é o único realizado. Como uma forma de aumentar as chances de conquistar uma vaga, é comum que os estudantes realizem vestibulares de diferentes instituições. Para ir além de simplesmente se inscrever, saiba como a prova é realizada, quais são os assuntos mais comuns, a metodologia de correção e responda as edições anteriores. Dessa forma, o estudante terá mais domínio para conseguir a nota necessária.

Não desista!

Quem ainda não ingressou na área e tem acesso as notícias sobre a dificuldade do vestibular, precisa lidar com a ansiedade e o temor de não conseguir a tão sonhada vaga. Geralmente, também enfrentam os comentários negativos que podem desestimular ainda mais, como “é impossível passar em medicina” ou “medicina só presta para quem tem dinheiro”. Porém, é preciso sempre visualizar a posição que se deseja chegar para lembrar que o percurso pode ser difícil, mas a recompensa com a conquista realizada valerá a pena. Por isso, não desista, tenha foco em seus objetivos e continue em busca do seu sonho.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva






Notícia publicada pelo site do Educa Mais Brasil, no dia 20 de março de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/meu-sonho-e-ser-medica-o-por-onde-devo-comecar



Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados