Seminário debate atuação das bibliotecas como promotoras de mudanças na sociedade

Agência Senado • 14 de março de 2019

O evento, promovido pelas bibliotecas da Câmara e do Senado, teve início nesta segunda (11) e continua hoje

O Dia do Bibliotecário (12 de março) está sendo comemorado no Congresso Nacional com amplo debate sobre o papel das bibliotecas como promotoras de mudanças na sociedade. A abertura do seminário "Bibliotecas: diálogos para mudança" aconteceu nesta segunda-feira (11), com um debate com profissionais de 24 países no auditório do Interlegis, no Senado. O evento continua hoje.

“Todo o recurso voltado para biblioteca é um investimento, não um gasto. Estudos demonstram que para cada euro investido em biblioteca, há um retorno de 3,80 euros”, afirmou, na abertura do evento, a presidente da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias - Seção América Latina e Caribe (Ifla-LAC), Glória Pérez-Salmerón.

Para a diretora da Biblioteca do Senado, Mônica Rizzo, a reunião de profissionais de diversos países também é uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre o papel do bibliotecário na atualidade, bem como de unir forças em prol do bem comum. “A Ifla inclusive está comprometida com uma das metas da educação da agenda 2030 da ONU, que preconiza a alfabetização universal.”

A diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Janice Silveira, destacou os ganhos para a sociedade resultantes de eventos como esse. “Agregamos ferramentas e formas de melhorarmos tanto a comunicação com a sociedade quanto o trabalho com parlamentares e o atendimento aos públicos interno e externo.”

Já o professor da Universidade de São Paulo (USP) Eugênio Bucci, falou sobre a missão das bibliotecas. Para ele, o momento atual no mundo é da pós-verdade, com predominância de fake news e distorção intencional das mensagens. “As bibliotecas devem, mais do que nunca, realizar seu papel histórico: propiciar o recolhimento, para que o indivíduo tenha acesso ao livro, ao autoconhecimento e a liberdade que isso acarreta”, disse.

Novos debates
Para hoje estão previstos debates com o professor e presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e mesa-redonda com as bibliotecárias Marília Abreu Paiva, Célia Regina Simonetti e Gilvanedja Mendes.

O seminário "Bibliotecas: diálogos para mudança" está sendo realizado no auditório do Interlegis, no Senado. A programação completa do seminário pode ser conferida aqui.

O evento é promovido pelas bibliotecas da Câmara e do Senado, com o apoio da Ifla, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Comitê Interinstitucional de Cooperação Informacional e Bibliotecária (Cicib).

Da Redação - MB
Com informações da Agência Senado


A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'





Notícia publicada pela Agência Senado, às 09h05, no dia 12 de março de 2019, no endereço eletrônico https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/573297-SEMINARIO-DEBATE-ATUACAO-DAS-BIBLIOTECAS-COMO-PROMOTORAS-DE-MUDANCAS-NA-SOCIEDADE.html


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados