ALTERAÇÃO DE CURSOS A SEREM AVALIADOS NO ENADE 2019

Edux • 22 de fevereiro de 2019

ENADE 2019

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O ENADE adota como Ciclo Avaliativo do Exame o período trienal. Entretanto, com o advento da Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 840/2018, houve alteração nos ciclos avaliativos do exame. E durante o período de transição, até que todas as áreas voltem a se encaixar no período trienal, algumas serão avaliadas com uma periodicidade inferior a três anos, isso porque, conforme estabelece o parágrafo 3º, do artigo 5º, da 10.861, de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES): "A periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso de graduação será trienal".

Na reunião ordinária da COANES de nº 147, realizada em julho de 2018, foram aprovadas as áreas de avaliação do ENADE/2019. As atas das reuniões ordinárias da CONAES podem ser encontradas no site do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/atas-pareceres-e-resolucoes).

Observa-se que, os cursos relacionados as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo serão avaliados no ENADE 2019 e não mais em 2020. Assim os cursos passaram do Grupo Azul para o Grupo Verde.

Daniele Galvão

Edux Consultoria


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados