CENSO 2018: Fim do período de atualização cadastral dos Procuradores Institucionais

Edux • 30 de janeiro de 2019

Reitera-se que, conforme preconiza a Portaria nº 945, de 26 de outubro de 2018, que estabelece o Cronograma do Censo da Educação Superior 2018, as Instituições de Ensino Superior – IES deverão atualizar o cadastro dos Pesquisadores Institucionais (PI) até 31 de janeiro de 2019, através de ofício encaminhado ao INEP, em papel timbrado da IES, assinado por seu representante legal, para o endereço eletrônico: censosuperior@inep.gov.br. Todas as Instituições devem fazer a atualização do cadastro.

Salienta-se que a IES deverá encaminhar o ofício ao INEP apenas nos casos de substituição do PI do CENSO anterior, caso permaneça o mesmo, a Instituição deverá apenas proceder com a atualização do mesmo, diretamente no Site do CENSU2018.

O PI indicado pela IES e o representante oficial da IES, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será o responsável pelo acompanhamento do preenchimento dos questionários eletrônicos, que foram abertos em 14 de janeiro, mesma data que se iniciou a coleta de dados por digitação nos questionários eletrônicos e por importação de dados pela Internet. A coleta termina em 26 de abril de 2019.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo da Educação Superior também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação.




Por Daniele Galvão, consultora Edux.


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados