Em posse de presidente do Inep, ministro lembra o papel da instituição de preservar a memória

Ministério da Educação • 25 de janeiro de 2019

https://soundcloud.com/mineducacao/ministro-da-educacao-participa-da-posse-do-novo-presidente-do-inep

https://youtu.be/IZCglY2ug4I

Durante a posse de Marcus Vinícius Rodrigues, novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quinta-feira, 24, o ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, ressaltou que “o papel do Inep, das instituições preservadoras da memória nacional, é essencial para a reconstrução da nossa democracia. É nesses organismos que repousa a memória da Nação”, disse o ministro. “O professor Marcus Vinícius é uma pessoa muito bem qualificada para o exercício dessa nobre função de preservador da memória nacional.”

O Inep é a autarquia vinculada ao MEC responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelas estatísticas da educação no Brasil. Tanto o ministro quanto Marcus ressaltaram a importância dos dados do instituto como memória da cultura nacional e como subsídio importante no desafio de reconstruir a educação nacional.

O ministro também chamou a atenção para a importância do trabalho do instituto no futuro da educação. “Nós precisamos de intérpretes desse monumento de dados que é o Inep. Precisamos interpretá-los e elaborar novas políticas públicas e educacionais que nos conduzam a uma verdadeira educação para a cidadania. Ali onde mora o cidadão, como pensava Anísio Teixeira, que deu nome a este instituto, era onde se realizava o essencial da educação. No município. Porque é ali que o cidadão mora. É ali onde a criança bebe, no lar, o bê-á-bá do patriotismo.”

https://youtu.be/Ya8KPA035Ms

Segundo o novo presidente do Inep, são três as prioridades para se estabelecer um modelo organizacional eficaz. “É um tripé: Qualidade. Aumentar a qualidade dessa instituição que já é excelente. Confiança. Sempre é possível ter sistemas e processos mais confiáveis. E custo. Então, nós podemos ter, sim, excelentes exames, excelentes itens, nós podemos otimizar nossas estruturas, nós podemos otimizar nossos processos, o que tornará o Inep bem mais eficaz”, pontuou Marcos Vinícius Rodrigues. Ele também disse que vai trabalhar com 32 ações prioritárias, entre as quais a valorização e a capacitação dos professores.

Perfil - Ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o cearense Marcus Vinícius Rodrigues tem 63 anos, é doutor em engenharia da produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em administração de empresas pela Federal de Minas Gerais e engenheiro eletricista pela Federal do Ceará. Além disso, é autor de 11 livros sobre gestão e análise organizacional, qualidade e produtividade, dentre eles Qualidade de Vida no Trabalho e Ações para a Qualidade.

Inep – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Com a missão de subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, e assim contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país, o Inep produz evidências sobre educação e atua nas seguintes áreas: avaliações, exames e indicadores da educação básica; avaliações, exames e indicadores da educação superior; estatísticas educacionais; ações internacionais, e produção, disseminação e arquivo da educação.

Diretoria – A nova gestão do Inep foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 24, durante a cerimônia de posse do presidente Marcus Vinícius Rodrigues. O novo chefe de gabinete, Francisco Mamede de Brito, teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta.

Três das seis diretorias do Inep têm novos gestores: Paulo César Teixeira assume a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb); Francisco Victor Bouissou, a Diretoria de Gestão e Planejamento (DGP), e Maurício Castanheira, a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired).

Na Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) permanece a servidora Mariângela Abrão e na Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), o também servidor Carlos Eduardo Moreno Sampaio. Camilo Mussi segue à frente da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE).

Assessoria de Comunicação Social





Notícia publicada pelo site do Ministério da Educação, às 17h20, no dia 24 de janeiro de 2019, no endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=72851:em-posse-de-presidente-do-inep-ministro-lembra-o-papel-da-instituicao-de-preservar-a-memoria&catid=222&Itemid=86


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados