Avaliação do MEC: saiba como consultar a nota dos cursos e faculdades

Educa Mais Brasil • 17 de janeiro de 2019

A nota do MEC é importante para avaliar a qualidade do ensino das instituições

A avaliação do MEC (Ministério da Educação) é importante para as faculdades e estudantes verificarem a qualidade das instituições de ensino superior do país. Antes de optar por uma faculdade, é importante verificar a nota do MEC para essa instituição, pois ela representa uma referência da qualidade do ensino, infraestrutura da faculdade e dos cursos oferecidos. O MEC possui o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) como indicadores da qualidade das instituições e cursos.

Conceito Preliminar de Cursos (CPC)

O objetivo do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é avaliar separadamente os cursos de graduação de uma faculdade. A nota CPC de uma instituição é calculada com base em seus resultados no Enade, avaliação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. A escala de notas do CPC varia de 1 a 5, com médias abaixo de 3 consideradas insatisfatórias.
O Enade é um exame realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que seleciona estudantes do primeiro e último ano de um curso para realizar a prova e testar a qualidade do ensino ofertado pela instituição. Nem todas as instituições aderem ao Enade e a prova só pode ser aplicada quando há alunos ingressantes e concluintes no curso.

Índice Geral de Cursos (IGC)

O Índice Geral de Cursos (IGC) representa a nota da faculdade como um todo. O cálculo IGC é feito a partir da nota obtida nos últimos três CPCc, na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) e a quantidade de alunos nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos.
As faculdades são visitadas por avaliadores indicados pelo INEP que analisam o seu funcionamento. Assim como acontece com o CPC, a média inferior a 3 é considerada insatisfatória e a instituição possui um prazo para recorrer a média obtida. Caso a decisão final mantenha a média insatisfatória, a faculdade fica impedida de abrir novos cursos e ampliar a oferta de vagas para os que já existirem.

Como consultar a avaliação do MEC

Para saber a nota MEC das faculdades particulares e públicas basta acessar o site do Inep, na página dedica à avaliação dos cursos de graduação. O Inep disponibiliza planilhas com as informações sobre o CPC e IGC das instituições. Clique aqui para baixar as planilhas com as notas CPC e nesse link está disponível os arquivos do IGC. Após o download, siga o seguinte passo a passo:
- abra o arquivo
- pesquise o curso e a faculdade desejada (no caso do IGC basta pesquisar a faculdade)
- procure a coluna com o nome CPC Faixa ou IGC Faixa e verifique a pontuação do curso naquela instituição.
Se você quiser estudar em uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC, confira a lista das instituições com qualidade no ensino e que oferecem bolsas de estudo com desconto nas mensalidades. Realize a sua inscrição gratuita e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva











Notícia publicada pelo site Educa Mais Brasil, no dia 16 de janeiro de 2018, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/faculdades-e-universidades


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados