O que é ensino superior?

Educa Mais Brasil • 16 de janeiro de 2019

Saiba tudo sobre o antigo terceiro grau da educação

O que é ensino superior é um questionamento comum entre os estudantes que buscam conhecer as modalidades de ensino da educação brasileira. A educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, é o modelo de ensino que visa assegurar à população as competências gerais que garantam a aprendizagem e desenvolvimento de cidadãos éticos e participativos. O ensino superior, anteriormente conhecido como terceiro grau, é a etapa que vem depois da educação básica, mais especificamente após o ensino médio. Continue a leitura e saiba como funciona o ensino superior brasileiro:

Modalidades do ensino superior

No Brasil, o ensino superior é composto das seguintes modalidades:
Cursos sequenciais: considerado um curso superior de curta duração em que o estudante cursa o mínimo de três disciplinas de um curso de graduação e recebe o certificado de ensino superior.
Graduação: são cursos que conferem o diploma do ensino superior e podem conferir aos graduados a titulação de:

Bacharelado: forma profissionais e pesquisadores para o mercado de trabalho.

Licenciatura: forma professores para o ensino fundamental e médio.

Tecnólogo: cursos com tempo de duração menor se comparados ao bacharelado e licenciatura que forma profissionais para específicas do mercado.

É comum confundir essas três modalidades da graduação, por isso é importante entender quais são as diferenças entre bacharelado e licenciatura e tecnólogo e bacharelado.

Pós-graduação: são cursos realizados apenas por graduados com o diploma de graduação do ensino superior. Visam especializar os profissionais em áreas específicas do conhecimento e podem ser do tipo:

MBA (lato sensu): curso de pós-graduação voltado para a área gerencial e administrativa.

Mestrado (stricto sensu): possui duração média de dois anos e é focado na área de pesquisa, sendo necessário apresentar uma tese de mestrado no final do curso.

Doutorado (stricto sensu): também voltado para a área de pesquisa, o doutorado tem duração média de quatro anos, por isso exige maior aprofundamento da pesquisa.

Instituições de ensino superior

Os cursos do ensino superior são oferecidos por instituições credenciadas ao Ministério da Educação (MEC) conhecidas como faculdades, universidades, centros universitários, faculdades integradas e institutos. As principais instituições são:
Faculdade: de acordo com o MEC, são instituições focadas em áreas específicas do conhecimento. Ex: Faculdade de Administração.
Universidade: são instituições que cumprem exigências específicas do MEC para receberem esse título, como docentes com mestrado e doutorado, produção intelectual, investimento em pesquisa, entre outros.
Centro Universitário: considerados a transição de faculdade para universidade. Os centros universitários não são tão específicos quanto as faculdades e nem tão abrangentes como as universidades.

Como ingressar no ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para o ensino superior. A prova acontece anualmente no país e possibilita que os estudantes possam conquistar vagas em instituições públicas e privadas. O vestibular tradicional ainda é utilizado por algumas instituições.
Com intuito de facilitar o acesso ao ensino superior, o Governo lançou alguns programas para os estudantes que atendem a requisitos de escolaridade e renda familiar. São eles:
- Prouni: disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares;
- Fies: financiamento estudantil que permite o pagamento após a graduação;
- Sisu: possibilita o acesso às vagas em universidades federais e estaduais.
Outra possibilidade para quem sonha em ingressar no ensino superior são as bolsas de estudo de graduação e pós-graduação que disponibilizam descontos de até 70% nas mensalidades. Como não é uma iniciativa governamental, não é necessário cumprir nenhuma exigência de renda ou escolaridade. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.educamaisbrasil.com.br.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva











Notícia publicada pelo site Educa Mais Brasil, no dia 15 de janeiro de 2018, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/o-que-e-ensino-superior


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados