Entenda o que é a bolsa permanência Prouni

Educa Mais Brasil • 09 de janeiro de 2019

Benefício é concedido a bolsista integral do programa

Estudar em uma faculdade particular pagando o valor integral das mensalidades não é uma opção que cabe na realidade econômica de muitos brasileiros. Mas, sabendo da importância de uma graduação no currículo, cursar o ensino superior é a meta de diversas pessoas. O Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal é uma das alternativas para não comprometer o orçamento e ainda assim não deixar de realizar o sonho de conquistar o diploma universitário. O Prouni oferta bolsas de estudo integral e parcial para quem atende aos requisitos exigidos, entre eles fazer o Enem.

O que é a bolsa permanência Prouni

A bolsa permanência Prouni é um benefício com o valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica, destinada exclusivamente ao custeio das despesas educacionais de estudantes bolsistas integral do programa. Porém, algumas regras são estabelecidas para ter acesso a esse incentivo:

• Possuir bolsa integral Prouni em utilização;

• Estar matriculado em cursos presenciais;

• O curso deve possuir no mínimo seis semestres;

• A carga horária média do curso deve ser igual ou superior a seis horas diária aulas.

A carga horária média é calculada pela divisão entre a carga horária mínima total do curso, em horas, e o resultado da multiplicação do respectivo prazo mínimo em anos para integralização do curso e o número de dias do ano letivo, sendo este fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em 200 dias letivos. O valor que será recebido pelos estudantes que se enquadram no público-alvo é definido em edital publicado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Como concorrer à bolsa permanência Prouni

A seleção dos bolsistas aptos ao recebimento da bolsa permanência é realizada mensalmente, no primeiro dia de cada mês, observado o cálculo da carga horária e a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação (MEC). Quem for contemplado irá receber o benefício em conta corrente individual do Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Não podem ser contas poupança, ter mais de um titular ou contas abertas com CPF que não seja o do bolsista.

Mais informações sobre como saber se tem direito a bolsa permanência do Prouni devem ser consultadas diretamente na instituição de ensino do estudante.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos












Notícia publicada pelo site Educa Mais Brasil, no dia 08 de janeiro de 2019, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/prouni/entenda-o-que-e-a-bolsa-permanencia-prouni


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados