Como se inscrever no Fies?

Educa Mais Brasil • 20 de dezembro de 2018

Saiba quem pode e quais são os critérios Com a disputa acirrada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podendo não atender aos critérios de participação do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para conseguir uma bolsa de estudo para faculdade, uma das alternativa para quem não tem condições de pagar o valor integral das mensalidades é financiar o curso. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) são opções para não deixar de realizar o sonho de cursar uma graduação. O Fies, programa do governo federal, possui as menores taxas de juros do mercado. Os estudantes que utilizarem o benefício só precisam quitar a dívida estudantil ao finalizar o curso.

Quem pode se inscrever no Fies?

O Fies inscrição pode ser realizado por brasileiros que tenham feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos e superior a zero na redação. O critério socioeconômico também precisa ser atendido, sendo ele: renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos para modalidade Fies e renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos para modalidade P-Fies. Além disso, o curso da instituição de ensino para qual o candidato pretende obter o financiamento deve ter uma avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC).

Como se inscrever no Fies?

As inscrições Fies são abertas de acordo com o calendário do MEC, sendo realizadas semestralmente. Confira o que deve ser feito para se inscrever:

Acessar site: O primeiro passo é acessar o site do SisFies e informar os dados solicitados, após isso, o estudante receberá um e-mail para validação do cadastro.
Inscrição SisFies: O estudante que for pré-selecionado deverá acessar novamente o site do SisFies e terá um prazo de até cinco dias para realizar a inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.
Validar informações: Após inscrição, o estudante terá um prazo máximo de dez dias para validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.
Contratação: Depois das informações validadas, o estudante terá um prazo máximo de até dez dias, que será contato a partir do terceiro dia útil de validação pela CPSA, para comparecer ao banco para contratação do financiamento.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos




Notícia publicada pelo site do Educa Mais Brasil, no dia 19 de dezembro de 2018, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/fies/como-se-inscrever-no-fies


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados