Prouni remanescentes: entenda como funciona essa modalidade

Educa Mais Brasil • 20 de dezembro de 2018

Saiba quem pode e quais são os critérios para participar do processo de seleção

Quem não tem condições de pagar o valor das mensalidades integral do ensino superior e tentar uma vaga com bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), mas não conseguir o benefício de primeira, ainda pode contar com as vagas remanescentes do Prouni. Essa é mais uma chance para cursar uma graduação em uma faculdade privada. Nessa modalidade também pode participar quem não fez a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, como é exigido no processo normal.

Vagas remanescentes Prouni: como funciona?

As vagas remanescentes Prouni são aquelas que sobraram da chamada regular, por diversos motivos, como a ausência dos candidatos aprovados para matrícula na instituição ou falta de documentos comprobatórios. Como é importante para o Ministério da Educação (MEC) que todas as vagas sejam ocupadas, é aberta uma nova seleção para preenchimento e, essa chance possui alguns critérios diferentes dos exigidos no processo regular.

Prouni bolsas remanescentes: quem pode participar?

Os critérios de participação são os mesmos que o Prouni regular, com diferença apenas para o Enem, que no caso do Prouni bolsas remanescentes vale edições a partir de 2010. Logo os critérios são:
• Ter feito todo o ensino médio em escola pública, ou;
• Ter estudando em escola da rede particular na condição de bolsista integral;
• Ter feito edição do Enem a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação;
• Ter renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;
• Ser pessoa com deficiência (nesse caso não precisa atender a todos os critérios de formação).
Professores de escolas da rede pública também podem solicitar o Prouni para cursos de licenciatura voltados para atuação na educação básica. Nesse caso não é preciso comprovar renda.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos






Notícia publicada pelo site Educa Mais Brasil, no dia 19 de dezembro de 2018, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/prouni/prouni-remanescentes-entenda-como-funciona-essa-modalidade


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados