Tecnologia assistiva é tema de Fórum

CAPES • 06 de dezembro de 2018

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, Brasília recebeu no Centro de Convenções do Edifício Parque Cidade Corporate, usuários, pesquisadores e representantes de instituições diversas para o Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva.

O evento avaliou os principais resultados alcançados nos projetos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia que oferecem independência e qualidade de vida às pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida.

Em uma das salas de debates, representantes de agências de educação falaram sobre os “Mecanismos de fomento à pesquisa e à produção nacional de tecnologia assistiva, na perspectiva da Lei Brasileira de Inclusão” (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), e acerca das futuras pautas científicas e tecnológicas.

Priscila Lelis, coordenadora-geral de Programas Estratégicos da CAPES, definiu que o fórum foi importante para se conhecer os resultados obtidos pelas pesquisas: “É um momento interessante para fazer essa interação entre os projetos porque, normalmente, o pesquisador interage somente entre a rede do projeto aprovado. Em fóruns, eles conseguem ver suas interfaces com outros projetos e, talvez, formar mais redes de cooperação”.


Debate entre representantes de agências de fomento à pesquisa. (Foto: Jéssica Xavier - CCS/CAPES)

A CAPES atua, desde 2014, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e com o Ministério dos Direitos Humanos no financiamento de pesquisas científicas na área por meio do Edital 59/2014 PGTPA.

https://youtu.be/spPXmxtLRAw

(Brasília – CCS/CAPES)







Notícia publicada pelo site da CAPES, às 17h51, no dia 05 de dezembro de 2018, no endereço eletrônico http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9238-tecnologia-assistiva-e-tema-de-forum


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados