Associação entre instituições na pós-graduação é tema de debate

CAPES • 20 de novembro de 2018

As formas de associação para programas de pós-graduação serão tema de um workshop promovido pela CAPES e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), nesta terça-feira, 20, em Manaus, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O encontro pretende mostrar como as parcerias entre instituições de ensino superior podem expandir com qualidade a pós-graduação nas regiões brasileiras.

A associação apresenta-se como uma alternativa para as instituições desenvolverem a pós-graduação, contornando problemas estruturais, com o compartilhamento de instalações e de corpo docente. André Brasil, assessor da Diretoria de Avaliação da CAPES, fará uma apresentação sobre as formas associativas na pós-graduação.

Durante o encontro serão apresentados um panorama geral das formas associativas na pós-graduação, modelos de sucesso e as diferentes necessidades de cada região. O Workshop CAPES/FOPROP de Formas Associativas de Programas de Pós-Graduação contará com a presença de pró-reitores de todo o Brasil.

A programação será transmitida ao vivo, na íntegra, a partir das 10h, pelo canal da CAPES no Youtube (@CAPES_Oficial).

Programação:

10h – 11h
Um panorama geral das formas associativas na pós-graduação.

11h – 13h
- Lições importantes de experiências associativas bem-sucedidas;
- Conduzindo redes de sucesso: o caso da Rede Bionorte;
- Uma abordagem inovadora: PPG Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

14h – 16h
- O potencial das formas associativas na expansão da pós-graduação;
- Parceria para formação de novo programa: o Dinter UnB-UFG e a criação do PPGADM.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)







Notícia publicada pela CAPES, às 14h08, no dia 19 de novembro de 2018, no endereço eletrônico http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9178-associacao-entre-instituicoes-na-pos-graduacao-e-tema-de-debate


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados