Aumenta o número de universidades que usam a nota do Enem

Educa Mais Brasil • 09 de novembro de 2018

Participantes podem ingressar no ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos

Os estudantes que vão fazer a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 têm uma boa notícia para garantir uma excelente nota na avaliação: mais universidades anunciaram que vão usar a nota do Enem como critério de seleção. A Universidade de Campinas (Unicamp), considerada uma das melhores do país é uma das instituições de ensino superior que passaram a selecionar novos alunos com base nas notas do Enem 2018, com isso, 20% das vagas serão preenchidas sem a necessidade de realizar o vestibular tradicional. Criado em 1998, o Enem passou por reformulações e, atualmente, já é o maior vestibular do Brasil, abrindo portas através dos programas do governo: Sisu, Fies e Prouni.

A divulgação dos resultados individuais está prevista para o dia 18 de janeiro. Com a nota do exame em mãos, os estudantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a vaga em uma universidade pública. O Programa Universidade para Todos (Prouni) também faz seleção, nesse caso para faculdades particulares com base na nota do Enem e no perfil de renda familiar. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) financia, com juros baixos e prazos mais longos que os demais financiamentos disponíveis no mercado, os cursos superiores de quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010.
Assim como a Unicamp, outras universidades já aderiram ao Enem como processo seletivo. Além disso, o Enem também permite estudar em Portugal. Atualmente, já são mais de 30 universidades portuguesas que têm convênio com o governo brasileiro através do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com um levantamento realizado pelo órgão, mais de 1200 brasileiros já estudam em Portugal por meio da nota do Enem.

Alternativa ao Enem: bolsas de estudo para faculdade

Com o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do País é possível conseguir uma bolsa de estudo de até 70% e começar a graduação em 2019. Para ter acesso ao benefício acesse o site www.educamaisbrasil.com.br, escolha a modalidade “graduação” e busque qual é a melhor opção para você disponível na sua cidade. São diversas instituições parceiras que oferecem descontos para cursos EAD e presencial.
A aprovação pode ser consultada pelo Portal do Aluno ou Central de Atendimento nos telefones: 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades (também disponível para WhatsApp). Caso aprovado, basta seguir o passo a passo para realizar a matricula na instituição em que conseguiu o benefício.
*Com informações do G1









Notícia publicada pelo site da Educa Mais Brasil, no dia 08 de novembro de 2018, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/enem/aumenta-o-numero-de-universidades-que-usam-a-nota-do-enem


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados