Ranking de cursos EaD na Graduação

ABMES • 25 de outubro de 2018

Por: Marcos Eduardo Piazzeta e Natalia Valeria Améndola

Os dados do Censo da Educação Superior (MEC/INEP) 2016 revelaram uma manutenção dos 10 primeiros cursos no ranking por matrículas EaD privadas, os mesmos detêm 74,4% do market share, demonstrando a representatividade desses cursos no cenário Brasil.

Pódio:

#1 – Pedagogia: Curso tradicional da EaD é o mais procurado na modalidade, manteve seu primeiro lugar no ranking em todo o período analisado, em 2016 de 128 IES credenciadas para oferta da EaD, o curso estava presente em 97 (76%) delas, possui aproximadamente o dobro de matrículas do segundo colocado do ranking, totalizando 356.591 matriculados.

#2 – Administração: A segunda posição no ranking é ocupada pelo curso de Administração, o mesmo tem ampliado sua força na modalidade principalmente pela migração dos alunos do presencial. A título de comparação as matrículas na modalidade Presencial do curso entre 2012 e 2016, tem uma queda de -6,4% enquanto no mesmo período há um aumento na EaD de 4,7%.

#3 – Ciências Contábeis: Nesse pódio Ciências Contábeis vem ganhando destaque, teve 2 anos consecutivos de subida no ranking, após 4 anos mantendo sua 5ª colocação chega em 2016 na 3ª posição com 101.238 matrículas, passando os cursos de Tecn. em Gestão de RH e de Serviço Social. O crescimento no período de 2012 a 2016 foi de 11,8% nas matrículas.

Outros destaques:

No período analisado, os 5 maiores cursos se mantêm no topo do ranking com um market share de 59,1%, vale a ressalva da troca de posições nos últimos 2 anos em uma ascensão do curso de Ciências Contábeis. Pedagogia e Administração mantiveram suas posições com aproximadamente 39% do market share.

O curso com maior ascensão ao ranking foi Educação Física, em 2012 ocupava a 28ª posição, em 2015 alcançou a 6ª posição que manteve em 2016, uma única instituição é responsável por alavancar o curso, comparado as matrículas no período há um crescimento de 13%.

Letras que após queda em 2015 voltou a ocupar a 8ª posição em 2016, ganhando o lugar de Tecn. em Logística que teve queda de -8,2% nas matrículas no último ano do Censo e enfrenta seu 2º ano de queda no ranking.

Pode-se observar algumas movimentações nos cursos EaD, como por exemplo, uma migração nos alunos dos mesmos cursos na modalidade presencial, fato esse que é corroborado quando analisamos o número de matrículas dos 3 primeiros colocados desse ranking, os mesmos têm queda nas matrículas do presencial e aumento nas matrículas na EaD.

Há vários fatores que contribuem para esse movimento, mas sem dúvida as restrições impostas ao FIES na modalidade presencial e a crise econômica e política que passa o Brasil, faz com que cursos com mensalidades mais acessíveis sejam uma boa opção para o aluno que não quer parar de estudar por diminuição na sua fonte de renda.

Apesar da estagnação do posicionamento entre 2015 e 2016, os próximos anos podem trazer movimentações significativas, o cenário 2016 contava com 128 IES credenciadas para oferta de cursos a distância, as quais ofertavam 1.222 cursos de graduação, o cenário EaD foi amplamente estimulado e em 2017 passou a contar com 281 IES e 2.774 cursos de graduação EaD registrados no sistema E-mec, os últimos levantamentos de agosto de 2018 ao sistema mostram 441 IES credenciadas para oferta da modalidade e 3.557 cursos.

O crescimento dos número da EaD reflete uma tendência pela oferta de cursos a distância e pode movimentar o posicionamento dos cursos no ranking, ainda há outros fatores em debate que podem futuramente movimentar o ranking, como a oferta do curso de Direito na modalidade EaD, que causaria profundas mudanças na configuração das matrículas, bem como o aumento da porcentagem de oferta de disciplinas EaD na modalidade presencial chegando a 40% do total.

É importante observar o posicionamento dos cursos no ranking de matrículas para auxiliar nas decisões estratégicas da IES, a oferta de cursos bem posicionados influencia diretamente na captação de alunos, a sua IES está atenta para essas mudanças?













Notícia publicada pelo site da ABMES, no dia 25 de outubro de 2018, no endereço eletrônico https://blog.abmes.org.br/?p=14541


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados