Modelo brasileiro de avaliação da pós-graduação é tema de seminário

Ministério da Educação • 05 de outubro de 2018

Nos dias 03 e 04 de outubro, aconteceu na sede da CAPES, em Brasília, o 3º Seminário da Série Repensando a Avaliação. O encontro discutiu o modelo de avaliação brasileiro em comparação com experiências bem-sucedidas adotadas em outros países.

Ao fim da Avaliação Quadrienal de 2017, as comissões de consultores fizeram recomendações para o aperfeiçoamento do sistema. A constante necessidade de aprimoramento do sistema de avaliação da pós-graduação levou a Diretoria de Avaliação a organizar seminários temáticos ao longo do ano de 2018. Para isso, conta com o apoio de especialistas e comunidade acadêmica.

Sônia Báo, diretora de avaliação, falou a abertura do encontro. Ela explicou que o seminário é voltado à auto avaliação, sendo, portanto, uma etapa para o planejamento das instituições nos programas de pós-graduação: “Dentro do que foi feito no seminário anterior e do que está sendo discutido, buscamos a formação de recursos humanos e produção de conhecimento em mestrado e doutorado stricto sensu”.


Sônia Báo, diretora de avaliação, durante a abertura do 3º Seminário da Série Repensando a Avaliação. (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

Nos pontos convergentes e recorrentes que estão em pauta, está o modelo único de avaliação (multidimensional), o acompanhamento de egressos, internacionalização, inovação, relevância e impacto no desenvolvimento econômico-social.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)












Notícia publicada pelo site do Ministério da Educação, às 16h59, no dia 04 de outubro de 2018, no endereço eletrônico https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9098-modelo-brasileiro-de-avaliacao-da-pos-graduacao-e-tema-de-seminario


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados