Começa a aplicação do Celpe-Bras no Brasil e em 36 países

INEP • 02 de outubro de 2018

A aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2018 começou nesta segunda-feira, 1º de outubro, e seguirá até sexta-feira, dia 5. Nesta edição, que marca 20 anos do Certificado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aguarda a participação de 7.448 participantes inscritos em 60 postos aplicadores no exterior e em 28 no Brasil.

No Brasil, haverá provas em todas as regiões. No exterior a aplicação ocorre na África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bolívia, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana, Guiné Bissau, Itália, Japão, Líbano, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, Reino Unido, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O exame é dividido em Parte Escrita, com aplicação coletiva nesta segunda-feira, 1º de outubro, e Parte Oral, aplicada individualmente até 5 de outubro, até que todos os inscritos sejam avaliados. A Parte Oral avalia a compreensão da fala, a competência para interagir em Língua Portuguesa, a fluência, o domínio de vocabulário e de estruturas da Língua Portuguesa e a pronúncia. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

Celpe-Bras – O exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é aplicado pelo Inep com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores com o objetivo de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior; representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior; centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.

Assessoria de Comunicação Social







Notícia publicada pelo site do INEP, no dia 01 de outubro de 2018, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/1520860


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados