'SERES/MEC NÃO ESTÁ PARADA', AFIRMA DIRETOR DA SECRETARIA EM EVENTO DA ABMES

ABMES • 21 de setembro de 2018

Por: ABMES

“Temos três meses para continuar trabalhando. Nós não paramos e nem desaceleramos com a proximidade do fim da atual gestão. Para a Seres/MEC, o trabalho continua enquanto estivermos lá para atender aos anseios das instituições de educação superior”. Com esse compromisso, o diretor de Supervisão da Educação Superior (DISUP/MEC), Luiz Robério de Souza Tavares, tranquilizou as IES presentes ao ABMES Regional – PA | Decreto 9.235 e os novos instrumentos de avaliação – o que muda na educação superior?, realizado hoje (20) na capital paraense, Belém.

O diretor garantiu que todas as alterações no marco legal do ensino superior que já foram encaminhadas seguem normalmente o fluxo de tramitação, bem como os processos de supervisão. Ele falou para uma plateia com mais de 80 representantes de instituições de todo o Pará e fez uma espécie de prestação de contas da gestão, pautada em eficiência e racionalidade, como afirmou.

Foram apresentadas conquistas como o estabelecimento do novo marco regulatório que trouxe avanços como novos fluxos processuais, a alteração dos instrumentos de avaliação, a possibilidade de oferta de cursos totalmente a distância e o reforço na política de supervisão de IES e cursos.

Ao falar das inovações regulatórias, como a instituição de um calendário anual de abertura de protocolo de ingresso e conclusão de processos regulatórios, a ampliação das possibilidades de dispensa de visita e processos simplificados e a possibilidade de campus fora da sede para centros universitários, Luiz Robério destacou a atuação da ABMES como parceira ao longo de todo o processo.

“Muitas dessas demandas de inovação foram solicitadas pela Associação. Portanto, não se trata de um mérito apenas da Seres/MEC, mas dos parceiros, de todas as entidades que contribuíram para o aprimoramento do marco regulatório do ensino superior”.

Workshop de avaliação
O período da tarde foi totalmente dedicado à compreensão dos novos instrumentos de avaliação. Apresentados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no final de 2017, eles ainda geram muitos questionamentos entre os gestores das instituições de ensino superior.

Comandado pelo especialista em avaliação da educação superior e membro do Conselho de Administração da ABMES, Paulo Chanan, o treinamento alertou os presentes com relação a itens geralmente deixados em segundo plano, mas que prejudicam substancialmente as avaliações. Também foram fornecidas dicas e sugestões sobre como as instituições devem se organizar para passarem pelo processo de modo a não serem prejudicadas, especialmente nos aspectos para os quais atendem a todos os requisitos.

Sobre o ABMES Regional
Ao abrir o evento, realizado em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe/PA), o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, destacou a realização das três edições do projeto este ano. “Estamos muito felizes por chegar nesse momento de encerramento do ABMES Regional em 2018 e vermos os números e os resultados alcançados. Não temos dúvida de que se trata de uma iniciativa acertada que aproxima a Associação das instituições ao mesmo tempo em que leva serviços e informações relevantes para quem está na gestão das IES particulares do país”.

Iniciado em outubro de 2017, quando passou por Porto Alegre/RS, o projeto ABMES Regional visitou este ano as cidades de Belo Horizonte/MG, Fortaleza/CE e, agora, Belém. Todas as edições contaram com a parceria dos sindicatos locais e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) que, além de apresentar as principais mudanças trazidas pelo Decreto 9.235 também disponibilizou equipe para atender presencialmente as instituições que têm processo em tramitação no âmbito da secretaria. A iniciativa, batizada de Seres em Ação, é mais um exemplo das inovações promovidas pela secretaria nos últimos meses e que surgiu a partir de demanda da ABMES.










Notícia publicada pelo site da ABMES, no dia 20 de setembro de 2018, no endereço eletrônico http://www.abmes.org.br/noticias/detalhe/3012/'seres-mec-nao-esta-parada'-afirma-diretor-da-secretaria-em-evento-da-abmes


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados