Inep anuncia últimas datas da Oficina de Classificação e de Avaliação dos cursos

INEP • 04 de setembro de 2018

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a Oficina de Classificação e de Avaliação dos cursos para as regiões: Centro-Oeste e Norte, em Brasília nos dias 4 e 5 de setembro, e Sul, em Curitiba no dia 11 de setembro.

As oficinas serão realizadas por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) em parceria com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A primeira Oficina aconteceu no dia 21 de agosto, no Anfiteatro Marcos Linderberg da Universidade Federal de São Paulo (USP). O primeiro turno da Oficina abordou a metodologia de classificação dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica; além dos mecanismos para que as Instituições de Educação Superior (IES) possam se manifestar em relação à revisão da classificação de seus respectivos cursos por meio do módulo de manifestação do Sistema Enade. O segundo turno foi dedicado à apresentação dos novos instrumentos de avaliação externa dos cursos de graduação.

A classificação dos cursos, além de ser utilizada para a disseminação das estatísticas da educação superior do País, também será utilizada para a definição dos cursos a serem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); para a designação da comissão de avaliação in loco dos cursos de graduação; além de servir como referência de classificação dos cursos por meio do Sistema e-MEC.

A classificação em vigor é de 2000 e está obsoleta devido à expansão dos cursos de graduação, da diversificação de nomenclaturas para denominação dos cursos e da criação de novas áreas de conhecimento. A atualização da classificação, iniciada pelo Inep em 2017, leva em consideração as mudanças ocorridas na legislação que regula a Educação Superior Brasileira e a última versão publicada da International Standard Classification of Education (Isced – F 2013). A classificação da Unesco é um instrumento adequado à montagem, compilação e apresentação de estatísticas da educação.

Mais informações pelo e-mail censosuperior@inep.gov.br ou pelos telefones (61) 2022-3118 / 3128 / 3130.

Assessoria de Comunicação Social







Notícia publicada pelo site do INEP, no dia 3 de setembro de 2018, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/1511108


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados