CAPITAIS TEM 4 VEZES MAIS MÉDICOS DO QUE CIDADES DO INTERIOR

ABMES • 16 de agosto de 2018

Por: ABMES

Dos 451.777 médicos cadastrados no país, 55% atuam nas 27 capitais. Ao traçar a relação entre o número de profissionais nesses locais e o de habitantes, verifica-se que as capitais possuem 5,1 médicos para cada 1.000 habitantes contra 1,3 profissionais para a mesma quantidade de pessoas que vivem no interior dos estados.

Os dados fazem parte de levantamento realizado pela ABMES em parceria com a Educa Insights que utilizou dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Censo da Educação Superior 2016 e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as unidades da Federação, a que tem a maior proporção de médicos em relação à população é o Distrito Federal (4,4), seguido pelo Rio de Janeiro (3,6). Na outra ponta, estão o Maranhão (0,9) e o Pará (1,0). Entretanto, o estado com a maior desigualdade na divisão de profissionais entre a capital e o interior é Sergipe, com proporções de 5,44 e 0,19, respectivamente. Com esse cenário, o índice de desigualdade do estado atinge a elevada marca de 28,5, o dobro da verificada no Maranhão, unidade da Federação que ocupa a segunda posição no ranking.

Novos cursos e a manutenção da qualidade
O salto verificado nos últimos anos com relação ao número de ingressantes, especialmente entre os anos de 2013 e 2014, resultam em uma média anual de crescimento de 13% nas vagas ofertadas pelas instituições particulares e de 12,5% nas públicas.

Apesar desse crescimento, a análise dos principais indicadores de qualidade mostra que a performance se manteve muito parecida ao longo dos anos, independente de quando o curso começou a ser ofertado pela instituição, o que pode indicar manutenção da qualidade do curso mesmo com a entrada de novas instituições.

Por exemplo, o Conceito de Curso (CC) que antes de 2000 era 3,7, a partir de 2000 passou a ser de 3,9. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) que era de 3,0 antes de 2000 passou para 3,2 após essa data.





Notícia publicada pelo site da ABMES, no dia 16 de agosto de 2018, no endereço eletrônico http://www.abmes.org.br/noticias/detalhe/2956/capitais-tem-4-vezes-mais-medicos-do-que-cidades-do-interior


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados