Inscrições abertas para programa voltado a pesquisadores de países em desenvolvimento

. • 12 de julho de 2018

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o Edital N°25/2018, referente ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 11, a alteração no calendário publicado anteriormente.


As inscrições são gratuitas e feitas diretamente na página do programa por meio do preenchimento de formulário e envio de documentos, conforme descrito no Edital. Serão concedidas até 100 bolsas de estudos para instituições de ensino superior (IES) brasileiras públicas ou privadas que emitam diplomas de validade nacional, em Programas de Pós-Graduação stricto sensu com nota igual ou superior a três.

Os requisitos para concorrer ao PEC-PG incluem que o candidato tenha cidadania de país em desenvolvimento com o qual o Brasil mantenha acordo ou memorando de entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia; não tenha nacionalidade brasileira, ainda que binacional, nem seja filho de brasileiros; não possua visto permanente no Brasil; e tenha curso de graduação ou mestrado completo; além de ser financeiramente responsável pela passagem de vinda para o Brasil e por sua manutenção por no mínimo 60 dias, até o recebimento da primeira mensalidade da bolsa PEC-PG.

PEC-PG
O programa é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

(Allan César - Brasília - CCS/CAPES)












Notícia publicada pelo site da CAPES, às 17h13, no dia 11 de julho de 2018, no endereço eletrônico http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8945-inscricoes-abertas-para-programa-voltado-a-pesquisadores-de-paises-em-desenvolvimento


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados