Com resultados expressivos, XI CBESP destaca a relevância da inovação para a educação superior

CBESP • 13 de junho de 2018

Congresso aconteceu na Ilha de Comandatuba/BA e reuniu mais de 450 participantes

Muito aprendizado, troca de experiências e networking marcaram a 11ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), realizado entre os dias 7 e 9 de junho na Ilha de Comandatuba/BA.

O evento reuniu cerca de 450 pessoas de todas as regiões do país para debater sobre a relevância da inovação e da inclusão na educação superior enquanto insumos para a construção do Brasil que queremos.

Com uma programação ampla e diversificada, o XI CBESP teve espaço para diversos atores e representou um marco para as instituições de educação superior e para o setor por conta da qualidade das apresentações e dos debates relacionados aos temas que integraram a programação, além da participação efetiva e qualificada dos congressistas.O material apresentado pelos palestrantes durante o Congresso está disponível para download no site do evento.

A amplitude do conceito de inovação foi um dos pontos destacados ao longo dos três dias, como bem sintetizou o presidente do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Janguiê Diniz: “Inovação consiste na forma rápida e eficaz de constatar as demandas, necessidades, desejos e os desafios apresentados pelos clientes atuais e potenciais, e no nosso caso, os nossos alunos”.

Atenção à nova regulamentação e aos novos instrumentos de avaliação

Uma das principais novidades desta edição do Congresso consistiu na realização dos workshops sobre o novo marco regulatório da educação superior e sobre os novos instrumentos de avaliação. Mesmo realizadas após um dia intenso e repleto de atividades, as oficinas foram sucesso de público e de satisfação. “Nós propomos esses dois workshops pensando em debater e apresentar para os congressistas toda a parte técnica e aplicativa dos dois temas”, explica Iara de Xavier, coordenadora dos workshops.

Carta de Comandatuba

Os resultados e propostas do XI CBESP foram consolidados na Carta de Comandatuba. O documento ressalta as experiências concretas de inovação digital apresentadas ao longo dos três dias, bem como a importância de se buscar novas formas de viabilizar a captação e a retenção de alunos e a necessidade de continuidade do esforço de todos os segmentos para o alcance das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

“Dessa forma, os dirigentes do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, reunidos no encerramento de mais um auspicioso Congresso, registraram com alegria as contribuições que foram dadas por todos, palestrantes e participantes, formando a convicção de que a Inovação pode ser o eixo estruturante para a Educação Superior no País, desde que acompanhada da necessária inclusão social, para que tenhamos de fato o Brasil que sonhamos, que queremos e que merecemos”, conclui a carta.

O CBESP é uma iniciativa promovida anualmente pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizada pela Linha Direta.














Notícia publicada pelo portal CBESP, no dia 11/06/2018, no endereço eletrônico https://cbesp.com.br/com-resultados-expressivos-11o-cbesp-destaca-a-relevancia-da-inovacao-para-a-educacao-superior/


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados