Inovação como forma de inclusão

ABMES • 07 de junho de 2018

Por Celso Niskier*, Reitor da UniCarioca Vice-presidente da ABMES

No momento em que educadores de todo o Brasil afivelam suas malas para participar do 11º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, na Ilha de Comandatuba (BA), algumas perguntas se revelam importantes para esse momento do Brasil em geral, e da Educação Superior em Particular: qual o futuro das instituições de ensino em um mundo em constante transformação, e como a inovação tecnológica e de processos pode impulsionar a ampliação do acesso ao ensino superior?

Para discutir essas questões, estarão reunidas no CBESP algumas das principais lideranças educacionais brasileiras e internacionais, imbuídas da missão de pensar soluções para o Brasil que queremos.

Além da abertura, a cargo do eminente magistrado William Douglas, que falará sobre como a educação pode ajudar no combate à corrupção, estarão presentes no CBESP 2018 mais de 30 renomados especialistas, que debaterão as políticas públicas de inovação e inclusão, as formas alternativas de financiamento estudantil e de captação de novos alunos, as inovações digitais nos currículos e na gestão das organizações e os cases de sucesso de instituições que souberam inovar e incluir mais alunos.

Dando continuidade à parceria que começou no CBESP 2017, a equipe da Secretaria de Regulação do MEC também estará presente, participando de oficinas gratuitas, que serão realizadas simultaneamente à programação regular do evento, ajudando os participantes a tirar dúvidas sobre os decretos de regulação e os novos instrumentos de avaliação.

Como já é tradicional, os dirigentes do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, ao final do evento, apresentarão à sociedade as conclusões dos debates e palestras, apontando os rumos desejáveis para o setor de educação superior particular e indicando caminhos perante as incertezas do momento político e econômico. Inovar não é fácil, mas é necessário, para que o Brasil possa ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior, ajudando a construir a nação que desejamos, sonhamos e merecemos.

*Celso Niskier participa como membro da comissão científica do XI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, em Comandatuba/BA, entre os dias 7 e 9 de junho. Ele será o sintetizador da Conferência de Abertura – “O papel da educação no combate à corrupção” e relatará a Carta final do congresso.













Notícia publicada pelo portal ABMES, no dia 07/06/2018, no endereço eletrônico https://blog.abmes.org.br/?p=13987


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados