Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) seleciona artigos de programas de pós-graduação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

INEP • 23 de maio de 2018

Docentes pesquisadores e doutores na área de ensino e educação com atuação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste podem submeter artigos e resenhas inéditos para publicação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) há 74 anos, a RBEP é Qualis A1 na área de Ensino e Qualis A2 na área de Educação. Além da nota máxima no Qualis Periódicos Capes, a RBEP tem indexação nas principais bases de dados internacionais, como Scielo, Directory of Open Ocean Journal (DOAJ), Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB), Hispanic American Periodicals Index (HAPI).

Os artigos, resenhas e relatos de experiência podem ser submetidos diretamente no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista, no endereço www.rbep.inep.gov.br. Os autores precisam fazer um cadastro antes de submeter os textos. Quem já tem o cadastro pode fazer o login diretamente. As propostas devem seguir as diretrizes e normas editoriais da RBEP, também disponíveis no site da revista.

Tipos de textos aceitos

Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados; e que pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de Educação.

Relatos de Experiência – artigos teórica e metodologicamente fundamentados, contextualizados historicamente, oriundos de projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados.

Resenhas – análise crítica de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à educação. As resenhas devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/diretores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área.

RBEP – Editada pelo Inep desde 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A RBEP publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação; além de relatos de experiência e resenhas. A revista não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.

Clique aqui para acessar o site da RBEB

Assessoria de Comunicação Social













Noticia publicada pelo portal Inep, no dia 23/05/2018, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/1461416


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados