Graduação presencial x EAD? Escolha a modalidade que mais se encaixa na sua rotina

Educa + Brasil • 13 de abril de 2018

Enquanto um modelo exige sua presença, o outro dá mais liberdade, mas a contrapartida é dedicação e muita organização.


(Foto: Educa + Brasil)

Não é só a escolha do curso que vem causando dúvidas em estudantes de todas as idades. Como ele será desenvolvido e ministrado também tem gerado questionamentos. Se por um lado os recém-saídos do ensino médio não vêm a hora de ingressar em uma faculdade, quem tem a rotina agitada também não abre mão do diploma. Por isso a educação presencial e o ensino a distância, conhecido pela sigla EAD, estão disputando vaga.

Mas qual é o melhor? Não é questão de melhor ou pior, isso depende exclusivamente de você. Tanto o modelo presencial quanto o EAD tem o mesmo valor curricular, seus hábitos e a sua rotina é que vão definir qual método combina melhor com o seu estilo.

O ensino presencial exige do aluno frequência e o cumprimento de carga horária. Já no ensino a distância, alunos e professores não precisam estar em um mesmo ambiente e nem no mesmo horário - as aulas ocorrem de acordo com a rotina estabelecida pelo próprio estudante.

Para o diretor de marketing e relacionamento da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Jefferson Francisco Silva, o ensino de educação a distância tem ganhado cada vez mais força. Se antigamente era procurado somente por estudantes que já estavam no mercado de trabalho e não tinham outra alternativa, hoje é visto como possibilidade para todas as idades. "Começou com aqueles que trabalhavam em turno integral e não tinham mais paciência (de ir às aulas). Hoje vem rejuvenescendo e o recém-egresso já está optando pelo modelo", afirma o diretor.

Para o professor e sociólogo Carlos Antônio Monteiro, o principal destaque é que o ensino presencial ainda traz um envolvimento maior com a vida universitária. O contato físico diário entre professor, aluno e até a instituição faz toda a diferença. “O ensino presencial proporciona o contato que acredito ser de suma importância. À distância, o estudante precisa ser muito mais autossuficiente, não terá como copiar o material de um colega, por exemplo”.

Antes de optar entre o presencial ou EAD, é importante o candidato checar se os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Importante avaliar ainda a qualidade de ensino das instituições, através dos indicadores do próprio MEC. Mas apesar das diferenças, ambas as graduações possuem cargas horárias idênticas e não há distinção sobre a modalidade quando o diploma é emitido.

Viva intensamente sua graduação

Quem optar pelo ensino presencial terá a possibilidade do contato direto com os outros alunos da turma. Além de ser uma fase em que surgem grandes amizades, a troca de conhecimento e as discussões propostas são engrandecedoras. A sala de aula é um espaço de transformação e tê-la como rotina pode ser muito importante para o desenvolvimento pessoal. A presença física do professor também é outra vantagem.

Seja o dono da sua agenda

A escolha pela educação a distância depende exclusivamente do perfil de cada aluno. O EAD, normalmente, é a opção para caber no bolso, já que é consideravelmente mais barato na comparação com o presencial. É indicado também para o aluno sem tempo a perder, que quer estudar no período que mais lhe convier, onde e como quiser. Essa flexibilidade de agenda permite ao estudante conciliar seus estudos com outras atividades, como trabalho e compromissos familiares. Por outro lado, ter o poder de decidir os dias e horários que serão dedicados ao estudo exige bastante foco, organização e disciplina.

Bolsa de estudo

Para ajudar quem quer estudar e não tem condições de bancar a mensalidade integral de uma faculdade privada, o Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 70%. As bolsas também são disponibilizadas para cursos na modalidade Educação a Distância. Apesar das mensalidades serem mais baixas que as de um curso presencial, muitos estudantes ainda precisam do apoio da bolsa para realizar o sonho da graduação. Quer saber como pode ser beneficiado? O primeiro passo é entrar no site www.educamaisbrasil.com.br, simular uma inscrição, indicando curso e a instituição que você gostaria de estudar.













Notícia publicada pelo portal Educa + Brasil, no dia 22/05/2017, no endereço eletrônico https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/cursos/graduacao-presencial-x-ead-escolha-a-modalidade-que-mais-se-encaixa-na-sua-rotina


Restrito - Copyright © Edux Consultoria 2012 - Todos os direitos reservados